Musashino Art University Museum and Library

Musashino é uma cidade japonesa localizada na província de Tóquio e é lá que fica esta Biblioteca in-crí-vel 😊

O projeto, para a nova biblioteca, de uma das mais importantes universidades de arte do Japão, consistia em criar um, novo, edifício para a Biblioteca e remodelar o edifício existente em uma galeria de arte, proporcionando assim uma integração entre a Biblioteca e Galeria de Arte.

Com uma inovadora ideia de fundo, este talentoso arquiteto japonês, Sou Fujimoto, cria uma obra bastante diferente do que conhecemos regularmente como um espaço de biblioteca…

Um edifício escondido entre as árvores… a “floresta de livros” está criada!!!

Fujimoto queria criar “a biblioteca mais simples do mundo” … livros, prateleiras, luz e lugares bonitos, além de oferecer acesso rápido aos títulos que você está procurando…, mas também, o encontro aleatório, no caminho, com títulos que você nunca soube que existiam 😊

Todas as paredes são “muros-estantes”, e até os degraus da Biblioteca são estantes para livros e, às vezes, até espaços para exposição 😊. As “paredes-estantes” têm 9 metros de altura e se abrem para conectar e conservar o fluxo do espaço. As áreas de leitura são conectadas umas às outras por pequenas pontes. A escadaria larga também pode ser usada como auditório e a luz natural, filtrada uniformemente de cima, entra na biblioteca através de painéis de policarbonato, criando áreas de leitura aconchegantes.

A planta, em forma de espiral, abre perspectivas sempre novas e conexões cruzadas para os visitantes, que são ideais para passear e navegar – esta forma de espiral já havia sido usada por Rem Koolhaas na também incrível Seattle Public Library, no estado de Washington, EUA.

Ao observarmos as estantes é difícil não notar o vazio da grande maioria delas – são 25 prateleiras, mas só as seis ou sete, mais próximas do chão, são utilizadas para pôr livros – uma sensação de termos chegado no meio de um processo onde muitos livros ainda estão para chegar… de haver muitas possibilidades de leitura no futuro 😊mas não é só isso…

Por causa dos terremotos no Japão só usamos até sete prateleiras. Cada estante só pode ter entre 50 a 60 kg de livros.

Yuma Koga, responsável pela catalogação da biblioteca, diz que é mais difícil encontrar um livro com as estantes organizadas em espiral e, embora, para os usuários, seja bom ter este design único – pois inspira-os a fazer algo mais criativo, eles tiveram que pensar como facilitar o uso…

Além de uma sinalização constante em todas as “salas” incluindo números, e diversos totens de acesso, as palavras passear, interagir e explorar, são constantemente promovidas pelos bibliotecários, nos folhetos disponibilizados pela biblioteca, incentivando os leitores a descobrir, inesperadamente 😊, alguns dos seus mais de 320 mil volumes!

O usuário consegue localizar os livros através de um sistema de catalogação chamado NDC, que organiza as obras por áreas do conhecimento – NDC, Nippon Decimal System é um sistema de classificação desenvolvido principalmente para livros de língua japonesa mantido pela Japan Library Association desde 1956 – é baseado no DDC Dewey Decimal Classification System. O NDC é apresentado aos usuários nos vários terminais de computadores, para consultas, instalados em diversos locais, bem como nas próprias estantes, que os orientam para a área, estante e prateleira certas.

Musashino Museu e Biblioteca da Universidade de Arte (MAU M & L) é uma instalação complexa constituindo as funções de um museu e biblioteca dentro de sua organização – ao criar uma biblioteca apropriada para uma universidade de arte, tornou-se uma instalação única, incorporando as duas significativas funções: obras de arte e publicações acessíveis a seus usuários!

O Museu abriga, atualmente, mais de 40.000 obras de arte e materiais relacionados ao design, incluindo uma coleção especial de cerca de 30.000 pôsteres e mais de 400 exemplares de cadeiras, além de uma “galeria de arte folclórica” Folk Art Gallery – construída nos últimos trinta anos e que inclui todos os tipos de utensílios domésticos, brinquedos, pipas e artefatos religiosos, e uma “biblioteca de imagens” The Image Library – com mais de 20.000 itens audiovisuais – incluindo filmes, documentários, animação e filmes de arte e, claro, oferece dezenas de palestras, seminários e exibições!

MAU M & L é uma instituição educacional, especializada, aberta ao público em geral e, além dos mais de 320.000 volumes, possuem 5.000 títulos de periódicos acadêmicos, e outros especializados, em arte e design – uma das maiores coleções dentre as bibliotecas japonesas especializadas 😊

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *