Biblioteca de Magia – Biblioteca de Ritman

O termo oculto significa algo que é secreto, misterioso não revelado… e nas ciências ocultas se procura estudar práticas espirituais, as quais não são de conhecimento geral, como também procura encontrar a origem de todas as religiões, pensamentos e filosofias.  As raízes mais antigas conhecidas do ocultismo remontam ao antigo Egito, relacionados com o deus Hermes ou Thoth.

O ocultismo sempre fascinou as pessoas das mais diversas profissões e nos mais diversos lugares e épocas… quem não se lembra dos icônicos símbolos “criados” por Jimmy Page, para o incrível álbum IV do Led Zeppelin, ele próprio um aficionado pelo assunto.

Joost Ritman, empresário holandês, também sempre foi um apaixonado pela espiritualidade e o início de sua coleção de livros raros se deu quando sua mãe lhe presenteou com uma cópia, do século XVII, da Aurora de Jacob Bohme (filósofo e místico alemão), o qual permaneceu como fonte de inspiração para Ritman.

A obra Aurora ou a raiz da filosofia, da astrologia e da teologia, é um texto no qual são relatados os ensinamentos/revelações que o autor extraiu de uma marcante experiência mística.

O “nascimento” da Bibliotheca Philosophica Hermetica de Ritman, coincidiu com uma experiência repentina e profunda que ele teve, aos dezesseis anos de idade, de que tudo é Um…. “Em um único momento, percebi que há uma profunda conexão entre origem e criação, entre ‘Deus – Cosmos – Homem’, ou nas palavras de Hermes Trismegistus: “Aquele que se contempla com a mente, conhece a si mesmo e conhece o Tudo: o Tudo está no homem.

Hermetismo ou hermeticismo é o estudo e prática da filosofia oculta e da magia associados a escritos atribuídos a Hermes Trismegisto, “Hermes Três-Vezes-Grande”. Seus aspectos abordam a lógica do universo, a sabedoria e o verbo. Essa filosofia trata de artes e magia ocultas e a grande base da filosofia hermética é a compreensão de que cada um faz parte do Todo e que todos nós somos um só.

Décadas depois, em 1984, ele decidiu transformar sua coleção particular em uma biblioteca aberta ao público – Sua visão era mostrar os manuscritos e livros impressos no campo da tradição hermética e sua relevância até hoje.

Além de sua paixão por livros e arte, Joost Ritman sempre esteve fortemente comprometido com sua cidade natal, Amsterdam, especificamente com seus tesouros culturais. Nos últimos 30 anos, ele apoiou diversas instituições, centros culturais e bibliotecas e recebeu vários prêmios por isso, inclusive o Laurens Jansz Coster Prijs, um prêmio literário para pessoas ou instituições que se esforçaram pelo mundo do livro na Holanda 😊

Em junho de 2016, o escritor Dan Brown, autor de livros como O Código Da Vinci, Inferno e Anjos e Demônios, dentre outros, que havia feito várias pesquisas na Biblioteca de Ritman durante seus processos criativos, anunciou a doação de 300 mil euros para que a Biblioteca pudesse digitalizar seu acervo e tornar as obras acessíveis a um público maior.

Veja o vídeo da inauguração da Biblioteca com a presença do Dan Brown.

Pouco mais de 2100 títulos já estão disponíveis online e podem ser acessados através do site Embassy of the Free Mind (Embaixada da Mente Livre), incluindo manuscritos e livros impressos. Uma grande parte dos títulos está em latim, porém são encontrados diversos títulos em inglês, francês, alemão e holandês.

The Nativity from a Book of Hours by Dark Eyes Masters, 1491

Um dos itens principais da coleção é o Graal de Amsterdam, encomendado por Joost and Rachel Ritman – o pintor russo, de miniaturas em laca, Oleg Vladimirovich levou dez anos para finalizá-la. Trata-se de um “copo duplo” onde são mostradas doze miniaturas ilustrando, na parte de cima, as cenas bíblicas do Graal tradicional e, na parte de baixo, as lendas do Graal que se originaram na Idade Média (veja mais detalhadamente na imagem recortada abaixo)

O local é um paraíso para os amantes das ciências ocultas 😊

A biblioteca possui uma coleção única e ainda crescente de 25.000 títulos sobre espiritualidade e filosofia ocidentais, que abordam desde gnosis cristãs (gnose ou gnosis é um estado mental específico que permite o contato com outros planos não físicos, como o etérico, o astral e o espiritual), a títulos sobre misticismo, rosacrucianismo, cabala, antroposofia, templários, alquimia etc. Além das diversas obras de Bohme podemos encontrar também a primeira versão impressa da Sefirot, ou Árvore da Vida da Cabala, de 1561; Corpus Hermeticum datado de 1472; e um exemplar do famoso A Expulsão da Besta Triunfante, de Giordano Bruno, impresso em 1584, dentre outras raridades.

E o aconchegante café se faz ainda mais convidativa a visita … ah e ainda tem uma lojinha😊

2 Comments

  1. Me intereso muito e quero conhecer melhor este blog …obrigado

  2. É incrível como ainda hoje uma parcela incrivelmente pequena das obras do ocultismo foram de fato traduzidas para o português, estou estudando magnetismo animal e algumas coisas de cabala porem o material é bem restrito a alguns autores que ficaram mais famosos, para tanto o que se da pra fazer é ficar estudando com o que tem, já que no meu caso das obras de mesmer que é quem procuro mais só se acha livros em alemão alguns em inglês, gosto muito das obras de Dion Fortune, aconselho também todos a lerem vou deixar o link de um Audi livro bom dela! Muito bom o blog!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *