Livros estranhos Livros

Diversos livros, perdidos ou não, permanecem um mistério, e fascinantes, por muito tempo as vezes, são apenas “invenções” de uns tantos estranhos autores  outros apenas não se conseguem decifrar mesmo após dedicados estudos e pesquisas,  há também aqueles onde somente partes são compreendidas … Vamos conferir alguns?

O Manuscrito Voynich

A obra já foi chamada de “o manuscrito mais misterioso do mundo“, “obra de extraterrestres” e até mesmo se considerou “uma farsa” fabricada pelo livreiro Voynich. No entanto, este manuscrito de 240 páginas, dividido em quatro partes e repletas de figuras de plantas exóticas, pessoas, diagramas astronômicos e textos redigidos em um idioma ou código que não correspondem a nenhum padrão de língua natural conhecido, continua a intrigar pesquisadores em todo o mundo.

É datado (testes carbono 14) do século XV e o autor da obra ainda permance desconhecido – o manuscrito recebeu este nome devido ao livreiro norte-americano, de origem polonesa, Wilfrid Voynich, que o adquiriu na Itália em 1912. O manuscrito encontra-se na Beinecke Library – Record/3519597 (falamos dela aqui Beinecke Library ), onde ainda é estudado – pesquisadores acreditam, que a obra, devido à alta qualidade dos pigmentos naturais e do próprio pergaminho, seja um compilado de saberes medicinais que poderiam ser confundidos como bruxaria pela Santa Inquisição e assim tiveram que ser codificados.

Recentemente o historiador britânico Nicholas Gibbs disse ter chegado à solução deste antigo mistério – segundo seu artigo publicado na revista britânica The Times Literary Supplement, o livro tinha como objetivo apenas aconselhamento sobre a saúde, principalmente a das mulheres, e é uma amostra da medicina medieval de seu tempo. Entretanto a “solução”, dada por Gibbs, não foi aceita totalmente no meio acadêmico e claro, bastante criticada – os medievalistas e criptógrafos dizem que ele não apresentou bases suficientes para os argumentos descritos em sua pesquisa….  o que faz com que o interesse sobre a obra seja cada vez maior  Se quiser dar uma espiadinha tem um video bem legal, acesse Vídeo YouTube

Códice Rohonc (Rohonczi)

Esta obra incrível também, por tempos, se acreditou que fosse falsa – uma fraude feita pelo húngaro Sámuel Literáti Nemes (1796-1842), um antiquário húngaro-transilvano, co-fundador da Biblioteca Nacional Széchényi de Budapeste e bastante conhecido por suas várias falsificações – que enganaram muitos eruditos de sua época, mas nunca foi confirmada.

A fascinante obra, catalogada como livro de orações – mesmo ninguém seja capaz de ler, recebeu este nome da cidade de Rohonc (oeste da Hungria e atualmente Rechnitz, na Áustria), onde permaneceu até 1907 quando foi levado a Budapeste. A história registrada do Rohonc Codex começa em 1838, quando o Conde Gusztáv Batthyány doou o livro, parte de sua biblioteca, para a Academia Húngara de Ciências – seu autor, sua origem, a data de sua publicação bem como seu significado, permanecem um grande mistério

Embora em algumas partes o idioma, em que foi escrito, tenha semelhanças com o húngaro antigo há outras em que não se conseguem identificar a origem e tal como o Manuscrito Voynich, ninguém até hoje decifrou com êxito o seu texto que tem até página no Facebook para compartilhamento de eventuais “descobertas”

Codex Seraphinianus

O livro – considerado o mais estranho do mundo, foi escrito nos anos 70 e publicado em 1981, em Milão, pelo arquiteto e ilustrador italiano Luigi Serafini  (1949-) e relançado, em 2006, pela editora Rizzoli.

Todo escrito à mão, com ilustrações (bizarras e surreais) feitas e coloridas pelo próprio Serafini, a obra “explica”, em 400 páginas, detalhes sobre um mundo imaginário, bem como sua matemática, seus minerais, sua arquitetura e escrita…. embora as duas “línguas” presentes no texto ainda não tenham sido decifradas e o mistério é cultivado por seu autor.

Neste caso mesmo sabendo sua autoria, não se tem qualquer compreensão do que se trata… mas o mesmo continua atraindo a atenção de críticos, artistas, escritores e criptógrafos, interessados em decodificar seu conteúdo – Ítalo Calvino escreveu sobre ele em Collezione di Sabbia e o professor de ciência cognitiva Douglas Hofstadter também tem se dedicado a “desvendar“ a obra. Se quiser adquirir um exemplar você encontra o Codex Seraphinianus na Amazon Brasil por R$ 345,28, com frete grátis.

Separei dois vídeos  do YouTube que discorrem sobre este bizarro livro Vídeo 1  e  Vídeo 2

Liber Linteus Zagrabiensis

Considerado o único “livro de linho” do mundo o Liber Linteus Zagrabiensis foi utilizado para envolver uma múmia do século 3 a.C. adquirida em 1848, em Alexandria, pelo oficial húngaro Mihajlo Baric (1791-1859) a qual foi doada, após sua morte, ao Museu Arqueológico de Zagreb. Trata-se de uma obra que intriga, até hoje, historiadores e criptólogos – um papiro encontrado no sarcófago indica que a múmia era uma mulher egípcia, o que torna ainda mais misteriosa a presença de uma “publicação” em etrusco junto ao corpo.

Inicialmente chegou-se a pensar que eram hieróglifos e assim até 1877 nenhum estudo mais profundo foi feito e o Museu documentou-o como: Múmia Zagrebacka: o texto etrusco foi utilizado como material de revestimento do corpo da múmia que pertencia a uma mulher egípcia.

Em 1877, Sir Richard Burton, o pesquisador não o ator que também era egiptólogo, analisou os escritos nas ataduras e percebeu que a língua não era egípcia. Entretanto acabou chegando a uma conclusão errada, acreditando que se tratava de uma transliteração de parte do Livro dos Mortos na língua árabe. Somente em 1891, quando os invólucros foram enviados para Viena, que Jacob Krall — especialista em língua Copta — identificou o idioma como sendo etrusco.

Embora tenham sido feitas várias tentativas para encontrar a origem da múmia (e assim descobrir por que uma múmia egípcia foi embalsamada com o linho contendo o texto etrusco) nada foi encontrado até hoje – a aquisição da múmia foi feita de forma irregular, ficando impossível descobrir o local que se encontrava enterrada. A explicação mais plausível é a de que, após a queda dos Etruscos pelos romanos, o material sem qualquer valor para os conquistadores, tenha sido deixado aos egípcios que usavam o tecido no processo de mumificação. As poucas palavras que puderam ser decifradas sugerem que se trata de um calendário ritualístico – mas o mais longo texto etrusco (cerca de 1330 palavras) continua a ser um enigma – pouca coisa restou dos Etruscos para que possa auxiliar na compreensão do texto – sua cultura se extinguiu no século 1 a.C.

 Você pode encontrar o livro Liber Linteus Zagrabiensis. The Linen Book of Zagreb A Comment on the Longest Etruscan Text, do autor L.B. van der Meer o qual inclui análises, comentários e várias partes do texto, na Amazon por US$ 68.52….#semprelivros

Box of Crazy

Embora escrito numa língua conhecida, este material, foge à compreensão de todos. Descoberto dentro de uma mala encontrada em uma lata de lixo nos Estados Unidos, em 2014, contém documentos sobre OVNIs, mecânica e quase 100 imagens misteriosas – seres alienígenas e possíveis planos de invasões (documentados em mapa). Inclui também referências quase obsessivas ao livro bíblico de Ezequiel – conhecido nos fóruns de Ufologia e teorias da conspiração como uma obra importante por trazer referências a naves e ETs, descritos pelo profeta.

Pouco se sabe sobre o ex proprietário, ou autor, do que ficou conhecido como “Box of Crazy” (Caixa da Loucura) – apenas que Daniel Christiansen (1904-1994), nasceu na Dinamarca e morou em São Petersburgo na Florida – conclusão baseada em um envelope entre os documentos tendo este nome como destinatário.  Se quiser conferir um pouco mais veja o vídeo do YouTube aqui

O Livro de Soyga (Aldaraia)

A obra, repleta de informação relacionada a feitiços, astrologia, e vários outros tipos de magia tem seu primeiro dono oficial (que se tem conhecimento) John Dee (1527-1608) – alquimista, matemático, astrônomo, ocultista, astrólogo, geógrafo e conselheiro particular da rainha Elizabeth I, o qual possuía, à época, a maior biblioteca da Inglaterra – cerca de 3.000 volumes, bem como um sem número de manuscritos!!!

O livro que ficou desaparecido, após a morte de Dee, até ter sido encontrado, em 1994, parte na British Library (Sloane MS. 8 – também descrito como Tractatus Astrologico Magicus) e parte na Bodleian Library (Bodley MS. 908 – sob o título Aldaraia Sive Soyga Vocor é composto por uma estrutura de capítulos – Liber Aldaraia, Liber Radiorum e Liber decimus septimus, bem como outros sem nome, além de 36 tabelas… não tem conhecido seu autor.

Dee acreditava que o Livro de Soyga, também chamado de Aldaraia, fora revelado pelos anjos e assim com a ajuda de seu vidente e calígrafo Edward Kelley entrou “em contato” com eles e “conversou” com o Arcanjo Uriel solicitando a ajuda deste para decifrar a obra, porém segundo o arcanjo, o livro que teria sido entregue a Adão no Jardim do Éden, somente poderia ser decifrado pelo Arcanjo Miguel.

Dee não conseguiu conversar com o Arcanjo Miguel em vida, porém, em 2006, o criptógrafo James Reeds solucionou o enigma das tabelas inclusive desenvolvendo um script para decodificar qualquer nome no alfabeto de Soyga.

Mas a obra continua ainda a ser um grande e fascinante mistério   separei  também um vídeo do YouTube sobre ele, acesse  Aqui

Ripley Scrolls

Mesmo sendo monge agostiniano, George Ripley (1415-1490), não deixou de ampliar, continuamente, sua educação em alquimia viajando pela Europa e, após passar um tempo na França e na Alemanha, se estabeleceu em Roma por cerca de vinte anos – com o apoio do Papa, onde, acredita-se, tenha finalizado esta obra.

A obra – pergaminhos – traz instruções para criar a misteriosa pedra filosofal – material ficcional, supostamente capaz de transformar chumbo em ouro. Embora a obra original de Ripley tenha sido perdida durante o tempo, diversos “artistas” no século 16 criaram reproduções do seu trabalho alquímico e assim 23 permanecem – embora um pouco diferente um do outro, uma vez que todas as reproduções foram feitas à mão. No seu maior texto, tem a medida de 6 metros de comprimento, incluindo uma “colcha de retalhos” densa de ilustrações que cobrem a maior parte dele Os manuscritos encontram-se na Beinecke Rare Book & Manuscript Library (Record/3592268), e se quiser dar uma espiadinha acesse o vídeo sobre este estranho manuscrito Aqui

Codex Mendoza

A história do Codex Mendoza começa após a longa e sangrenta conquista do império asteca pelos espanhóis, quando instalaram Antonio de Mendoza como primeiro vice-rei do novo império. Um dos atos de Mendoza, como governante, foi encomendar uma história do povo asteca, que foi enviada por navio, para a Espanha. No caminho, piratas franceses tomaram a embarcação, matando todos a bordo e saqueando tudo que havia nele. O Codex Mendoza foi levado para a França, onde foi encontrado por um dos conselheiros do rei em 1553, porém apesar disto, a obra desapareceu por diversas décadas, surgindo eventualmente em algum lugar da Europa até desaparecer por completo por mais de séculos – em 1831 foi encontrado num depósito na Bodleian Library.

A obra, muito bem detalhada, é dividida em três seções. A primeira parte traz a linhagem dos reis astecas, a fundação de Tenochtitlán (atual cidade do México) e a queda e morte de Montezuma. A segunda traz a listagem de todas as cidades que pagaram impostos ao império asteca e a terceira é uma descrição da vida quotidiana asteca incluindo diversas imagens – que foram pintadas a mão pelos escravos astecas. Uma obra extremamente importante para se conhecer melhor este povo uma vez que os espanhóis destruíram e queimaram quase tudo que os astecas tinham…

Sempre Livros

Fontes e imagens-reproduções dos sites consultados

http://beinecke.library.yale.edu/collections/highlights/voynich-manuscript

https://steemit.com/books/@maxjoy/os-5-livros-mais-misteriosos-da-humanidade

http://www.rusmea.com/2014/03/ripley-scroll-o-pergaminho-alquimico-do.html

http://flavorwire.com/403727/10-of-the-most-cryptic-texts-in-the-world/view-all

http://www.bbc.com/portuguese/geral-41275997

http://portugalmundial.com/manuscrito-voynich-apenas-10-palavras-descodificadas-em-mais-de-500-anos/#

https://www.megacurioso.com.br/misterios/103938-decifraram-o-manuscrito-voynich-e-o-texto-nao-tem-nada-de-sobrenatural.htm

https://mundoestranho.abril.com.br/historia/o-que-e-o-manuscrito-voynich/

https://www.the-tls.co.uk/articles/public/voynich-manuscript-solution/

https://www.newyorker.com/books/page-turner/the-voynich-manuscript-and-truth-on-the-internet

https://www.smithsonianmag.com/smart-news/6-things-know-about-mysterious-voynich-manuscript-180964847/

http://www.dailymail.co.uk/sciencetech/article-5316789/Has-mystery-Voynich-manuscript-solved.html

https://oglobo.globo.com/cultura/livros/cinco-livros-manuscritos-ainda-nao-decifrados-21166018

https://www.historicmysteries.com/rohonc-codex/

https://birdinflight.com/media/luigi-serafini-on-how-and-why-he-created-an-encyclopedia-of-an-imaginary-world.html

http://www.museudeimagens.com.br/liber-linteus-enigmatico-livro-etrusco/

https://en.wikipedia.org/wiki/Liber_Linteus

http://www.martianherald.com/9-archaelogical-finds-we-may-never-understand/page/9

http://ocultura.org.br/index.php/John_Dee

http://www.telegraph.co.uk/books/authors/the-man-who-spoke-to-angels/

http://www.spectrumgothic.com.br/ocultismo/personagens/dee.htm

https://www.boredpanda.com/mystery-box-dumpster-ufo-conspiracy-ramtopan/

https://www.theguardian.com/artanddesign/2016/jan/17/john-dee-painting-circle-of-human-skulls-exhibition

https://darkbooks.org/pp.php?v=1788325276

https://archive.org/stream/JohnDeeRosicrucianSecrets/

http://www.rusmea.com/2014/03/ripley-scroll-o-pergaminho-alquimico-do.html

http://www.almanaquesos.com/caixa-misteriosa-pode-revelar-segredos-do-nosso-universo/

https://treasures.bodleian.ox.ac.uk/treasures/codex-mendoza/

https://brbl-dl.library.yale.edu/vufind/Record/3592268

https://brbl-dl.library.yale.edu/vufind/Record/3519597

 

2 Comments

  1. Adorei a matéria. Não conhecia nada sobre esses livros estranhos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *