Biblioterapia…

Que um livro sempre ajuda todos sabemos… e já falamos um pouquinho sobre este assunto por AQUI não é BlogBlogMeu?  mas deixe-nos apresentar algo mais…. uma profissão que é bem legal: o Biblioterapeuta!

Cada vez mais nos deparamos com vários “Clubes de Livros” porém, ler, na maioria das vezes, é uma escolha bastante pessoal… Mas até mesmo o leitor mais independente e voraz muitas vezes precisa de uma pequena inspiração 

Pesquisas nos mostram que a literatura de ficção aumenta a nossa capacidade de criar empatia com os demais nos colocando “em seu lugar”, nos tornam mais intuitivos sobre nossos sentimentos e de outras pessoas, nos induz a autorreflexão sobre nossas ações, problemas ou situações angustiantes e, também, aumenta nossa confiança – de que podemos enfrentar algo da mesma forma que determinado personagem

Ler nos coloca em um espaço intermediário: ao mesmo tempo em que deixamos em suspenso nosso eu, nos conectamos com nossa essência mais íntima – algo valioso para se manter certo equilíbrio nesses tempos de distração!

Segundo especialistas da área, os principais efeitos diretos da leitura – e, consequentemente, seu sentido terapêutico, são o poder de identificação provocado no leitor, o humor, a projeção, a introspecção e o sentimento de catarse que um livro pode provocar.

Ler é bom… mas ler o que? Qualquer coisa? Sim vale qualquer coisa… mas se não quiser errar faça como Ítalo Calvino e Dante Gallian e fique com os clássicos pois eles nunca deixam de nos surpreender

Mas, e quando se quer ajudar alguém que não está bem  Bom é aí que entra o profissional Biblioterapeuta…

A Biblioterapia – sessões feitas com orientação e prescrição de leituras – tem sido utilizada em hospitais, penitenciárias, asilos, no tratamento de problemas psicológicos de pacientes de diversas faixas etárias, assim como de pessoas com deficiência física, doentes crônicos, dependentes e também, são particularmente úteis para adolescentes –  auxiliando na fluência da leitura, a estudar, bem como descobrindo o prazer da leitura como uma maneira de encontrar respostas para eventuais angústias.

Embora pareça um assunto novo, a Biblioterapia vem sendo estudada pelo menos desde meados do século 20. Originando-se de termos gregos – biblion – livro, e therapeia – tratamento, a Biblioterapia caracteriza-se pela utilização de livros como forma de tratamento.

O dicionário médico “Dorland’s Illustrated Medical Dictionary” foi o primeiro que reconheceu o termo em 1941, definindo-o como “o emprego de livros e a leitura deles no tratamento de doenças nervosas”, entretanto, de acordo com o Oxford English Dictionary, já havia aparecido em 1920, na obra de Christopher Morley

 … o personagem central, Mifflin, não é apenas um livreiro, mas um “praticante de Biblioterapia” – “o meu prazer é prescrever livros para “pacientes” que caem aqui e estão dispostos a me contar seus sintomas”

Para alguém se tornar um bom profissional, além da formação principal de Biblioteconomia ou Educação,  é preciso habilidade, e sensibilidade, para avaliar o comportamento humano, os hábitos de leitura, além, é claro, de amar e pesquisar profundamente a literatura para encontrar livros verdadeiramente transformadores – o livro certo no momento certo para o paciente!

Para receitar uma leitura, muitos fatores têm de ser considerados e equacionados, desde o desafio psicológico (a ser ultrapassado pelo paciente) até sua capacidade de leitura, assim como o tipo de leitor que a pessoa é, seu estilo de aprendizagem e eventuais limitações físicas, como por exemplo, um problema de visão.

Se faz ressaltar que a Biblioterapia difere da Psicoterapia, pois, é fundamentalmente o texto que opera a função de Terapeuta e não o Biblioterapeuta e é a partir dele que são efetuadas as pontes (e as conclusões) as quais são facilitadas pelo profissional que orienta o tratamento.

A Bibliotecária Maria Aparecida Pardini, figurinha conhecida, e super competente, nesta área, bem como no meio Bibliotecário inaugurou o mais novo e charmoso espaço voltado a esta técnica: O Cantinho da Biblioterapia

“Posso dizer que estou há anos em processo de aprendizado para a realização deste sonho valioso, objetivando o bem-estar das pessoas através do encanto que a prática da leitura permite”

Pena que ela não está em Sampa, pois ia adorar fazer uma sessão

Indicada para qualquer idade, gênero, raça ou credo, a função terapêutica da leitura pode contar com boas doses de romances – que podem informar e motivar, de histórias curtas ou contos que podem consolar e desencadear uma autorreflexão, e mesmo a poesia que demonstrou envolver partes do cérebro ligadas à memória!  Sempre há um livro para lembrar-nos de que outros já estiveram na mesma situação…

Fontes, abaixo, e imagens dos sites consultados, Pinterest e Thinkstock

https://www.theguardian.com/theobserver/2011/nov/27/school-of-life-bibliotherapy-books

http://www.bbc.com/culture/story/20150106-can-you-read-yourself-happy

CALDIN C. F. A leitura como função terapêutica biblioterapia – https://periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/36/5200

PINTO, Virginia Bentes. A biblioterapia como campo de atuação para o bibliotecário. Transinformação [online]. 2005, vol.17, n.1, pp.31-43. ISSN 2318-0889.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-37862005000100003.

http://www.ala.org/tools/atoz/bibliotherapy

https://www.nottingham.ac.uk/home/featureevents/2017/bibliotherapy-reading-to-help-your-mental-health.aspx

https://www.infoescola.com/psicologia/biblioterapia/

https://www.psychologytoday.com/blog/trouble-in-mind/201602/are-you-in-need-bibliotherapy

http://www.somostodosum.com.br/clube/artigos/autoconhecimento/sociedade-brasileira-de-biblioterapia-5208.html

https://www.newyorker.com/culture/cultural-comment/can-reading-make-you-happier

https://portal.febab.org.br/anais/article/viewFile/1500/1501

https://sites.google.com/site/clinicadapalavra/cursos-de-extensao/biblioterapia-clinica/o-que-e-biblioterapia-clinica

https://brasil.elpais.com/brasil/2017/10/09/cultura/1507563876_434538.html

http://www.biblioterapia.com.br/

 

 

3 Comments

  1. Maria Aparecida Pardini

    Re, parabéns por compartilhar e nos alimentar com curiosidades que enriquecem o conhecimento. Bibliotecária por formação e apaixonadas por leituras temos a “responsabilidade” desse movimento constante, saboreando as diversas histórias nas livrarias do universo. Obrigada por falar da Biblioterapia que tanto me encanta, pelo poder incrível de nos transportar em minutos, para onde os nossos passos não conseguiriam chegar! Sucesso e muitas histórias pra contar. Bjs no coração!

  2. Maria Aparecida Pardini

    BIBLIOTERAPIA – É o encontro entre o ouvinte, a leitura e o leitor, em que o texto desempenha o papel de terapeuta. É ele que te leva ao estado de meditação trazendo inúmeros benefícios, entre eles:

    melhora a percepção, o emocional e a socialização,
    reduz a ansiedade, o stress e melhora a auto-estima,
    proporciona o autoconhecimento,
    busca respostas para as angústias e os medos,
    fortalece a coragem permitindo enfrentar novos desafios,
    desperta a imaginação e a criatividade e liberta da solidão.

    COMO A BIBLIOTERAPIA PODE SER APLICADA?

    De forma INDIVIDUAL ou em GRUPO, sendo: em Clínicas, hospitais, asilos, condomínios, centros comunitários, grupo de terceira idade, creches, escolas, presídios e empresas.

    No CANTINHO da BIBLIOTERAPIA você traz histórias, você constrói a história que te permita viajar no tempo e no espaço!

    AGENDE o seu horário pelo whatsapp (16) 99792-5582
    Maria Aparecida Pardini (CIDINHA)
    CANTINHO DA BIBLIOTERAPIA – Espaço Basile – Rua Caetano Nigro, 685 – Vila Harmonia – Araraquara.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *