E o Oscar vai para…

Já tivemos uma “prévia” dos favoritos com o Globo de Ouro, mas nada como o Oscar para trazer mais polêmicas, protestos, erros e acertos, não é? Eu adoro … para mim já é praxe chegar como um zumbi na segundona para trabalhar…

Mas se você prefere ver depois sem os comentaristas e tradutores… não te critico não, realmente atrapalha o entendimento do que foi dito, você não consegue entender a tradução pois não é raro a pessoa “engasgar” e perder um pouco o rumo e, pior ainda, é “ver” todo mundo rindo da piada sem a gente entender nada Os apresentadores do Oscar também nem sempre ajudam. O Jimmy, no ano passado, estava bem fraquinho com piadinhas que nem sempre funcionavam, mas se “salvou” devido aos ‘turistas acidentais” – pessoas que adentraram ao local sem saber que acontecia a cerimônia do Oscar ao vivo – ele soube aproveitar bem a emoção e o espanto delas e fazer a interação com os astros ficar bem divertida

A 90.ª cerimônia de entrega, dos Academy Awards – Oscar, deste ano será em 4 de março sob o comando novamente do comediante Jimmy Kimmel. Você poderá assistir a transmissão… na Globo que terá Miguel Falabella como comentarista, porém vai passar depois do BBB então muita coisa já vai ter rolado; no canal pago TNT, com Rubens Ewald Filho e Domingas Person a partir das 20:30 e se preferir via internet o  Cine Set  é uma boa pedida

E embora não interferindo em nada eu gosto de assistir todos os filmes antes da transmissão (faltam ver 4 mas estou incluindo o TONYA que embora não tenha sido indicado parece bem legal) para criticar, concordar… ou não Vamos conferir os indicados? Este ano tem muito filme bom   e a maioria já estreou nos cinemas por aqui!!!

As resenhas foram retiradas (em partes) dos sites consultados

Indicados a melhor filme

Me chame pelo seu nome

Você pode conferir o trailer legendado aqui   Me Chame pelo seu nome

 Com direção do italiano Luca Guadagnino (também indicado ao Oscar), o filme é baseado no livro, homônimo, de Andre Aciman e tem o roteiro adaptado pelo cineasta James Ivory (de Uma Janela para o Amor, Retorno a Howards End e Vestígios do Dia).

Além das locações magníficas em cidades da região da Lombardia, na Itália, belas atuações, uma narrativa romântica e delicada, o filme conta ainda com uma fotografia maravilhosa além de ter sido produzido pelo brasileiro Rodrigo Teixeira

É verão de 1983 no Norte da Itália, e Elio Perlman (Timothée Chalamet – indicado ao Oscar de melhor ator), um garoto ítalo-americano de 17 anos, passa seus dias na casa de campo de sua família, flertando com sua amiga Marzia. Um dia, Oliver (Armie Hammer), um charmoso pesquisador americano de 24 anos, chega na cidade para trabalhar, como estagiário de verão, a fim de ajudar seu pai (Michael Stuhlbarg), um renomado professor especializado em cultura greco-romana.

O Destino de uma Nação

Você pode conferir o trailer legendado aqui O Destino de uma Nação

Embora triste, eu adoro esse assunto … a segunda guerra mundial (1939-1945) deixou um terrível saldo de 80 milhões de mortos – dentre eles mais de 50 milhões de civis, e, poderia ter sido pior… em maio de 1940 a guerra poderia ter sido vencida pelos nazistasUma enorme força britânica e francesa ficou encurralada, pela divisão alemã, na praia francesa de Dunquerque… (aproveite e assista também o filme de Christopher Nolan – veja mais detalhes abaixo) teria sido a vitória nazista, mas graças a uma ordem pessoal de Hitler para que se parasse a ofensiva por um tempo – mesmo com a opinião contrária de muitos de seus oficiais – junto com a articulação incansável de Churchill se conseguiu, numa operação complexa envolvendo militares e civis, evacuar cerca de 340.000 pessoas

É a história dos “bastidores”, nas semanas decisivas desta complicada operação, que o diretor Joe Wright conta em O Destino de uma Nação, um filme envolvente e fácil de assistir, que apesar de pecar por alguns exageros e imprecisões (como quase sempre em longas históricos) pôde contar com o magnífico desempenho de Gary Oldman (indicado e fa-vo-ri-to ao Oscar), no papel de Churchill.

Dunkirk

Você pode conferir o trailer legendado aqui  Dunkirk

Com direção e roteiro de Christopher Nolan – indicado ao Oscar de melhor filme e melhor diretor, Dunkirk (grafia em inglês) se baseia em fatos reais, relatando o episódio marcante da Segunda Guerra Mundial, a Operação Dínamo,  em que soldados das tropas aliadas foram encurralados pelos alemães nas praias de Dunquerque, na França.

Numa extraordinária evacuação pelo mar, que parecia ser impossível – pois a praia rasa não permitia que grandes navios se aproximassem, contou com a ajuda de civis e da cobertura das forças aéreas, permitindo que cerca de 340.000 homens fossem salvos

Comecei o livro Dunkirk – #semprelivros  do autor Joshua Levine, que conta essa história, incluindo entrevistas com veteranos e sobreviventes, soldados, marinheiros, pilotos e civis envolvidos no resgate.

E fiquei com vontade de ler também Dunkirk: The Men They Left Behind de Sean Longden, que conta sobre aqueles que ajudaram (e ficaram) na ofensiva “distraindo” os nazistas… só que ainda não foi publicado por aqui.

Corra! (Get out!)

Você pode conferir o trailer legendado aqui  Corra!

A história de “terror”, por muitas vezes divertida, do diretor Jordan Peele, concorrendo ao Oscar de melhor filme e diretor, é centrada em Daniel Kaluuya (concorrendo ao Oscar de melhor ator) que interpreta Chris Washington, um jovem fotógrafo negro que visita a casa dos pais de sua namorada, uma garota branca de uma família rica. Ao chegar ao local todos são muito agradáveis com ele, porém, algo chama sua atenção… o comportamento muito esquisito das pessoas que trabalham na casa

Lady Bird: é hora de voar

Você pode conferir o trailer legendado aqui  Lady Bird

 Concorrendo ao Oscar de melhor atriz, Saoirse Ronan, que já ganhou o Grammy este ano, dá vida, e muito bem, à personagem central Christine, que conta também com Laurie Metcalf, indicada ao Oscar de atriz coadjuvante.

A direção de Greta Gerwig – concorrendo ao prêmio de melhor direção, trata tudo com senso de humor, mas sem construir piadas – são os absurdos da vida, e as tentativas de contê-los, que provocam o riso.

Na jornada de amadurecimento de Christine McPherson (Saoirse Ronan), Gerwig constrói a sua marca como autora. Com uma história parcialmente autobiográfica, a diretora deixa pequenos pedaços de si mesma ao longo do filme. Christine é dramática a ponto de inventar um nome para si mesma (Lady Bird) e constantemente cria expectativas que não encontram correspondência na realidade – o que leva a intermináveis discussões com a mãe (Laurie Metcalf), a qual deseja apenas evitar uma vida de frustrações.

 Apesar de não ser o meu favorito é muito bom ter uma diretora indicada – a quinta mulher na história a concorrer na categoria  mesmo que seja complicado ganhar do favorito Guillermo del Toro, já valeu!

Trama Fantasma

Você pode conferir o trailer legendado aqui  Trama Fantasma

Com indicações a melhor ator para Daniel Day-Lewis (como sempre maravilhoso!), melhor atriz coadjuvante para Lesley Manville e Paul Thomas Anderson, pela direção, Trama Fantasma traz a glamourosa Londres do pós-guerra onde o renomado criador de vestidos Reynolds Woodcock (Daniel) e sua irmã Cyril (Lesley) são o foco da moda britânica, vestindo a realeza, estrelas do cinema, debutantes e socialites. Mulheres vem e vão na vida de Woodcock, enchendo o solteiro convicto de inspiração até que ele encontra a jovem e decidida Alma (Vicky Krieps), que rapidamente o encanta e torna-se sua musa e amante – controlado e planejado percebe sua vida perfeita ser desbalanceada por esse amor.

The Post: a guerra secreta

Você pode conferir o trailer legendado aqui  The Post

 Meryl Streep, que mais uma vez concorre ao Oscar de melhor atriz, embora não no seu melhor papel ela é ótima  interpreta Katharine Graham, dona do jornal The Wahsington Post durante o período mais crítico de sua história. O longa, que concorre a melhor filme, traz a luta de jornalistas para tornar público documentos sigilosos sobre como o governo dos Estados Unidos encobria informações importantes, da sociedade, em relação à Guerra do Vietnã. De um lado Katherine, que precisa defender os interesses econômicos do Post e do outro, Ben Bradlee (Tom Hanks) editor do jornal que defende a autonomia da redação – uma crítica cheia de paralelos históricos ao atual momento vivido pelos EUA com Donald Trump.

A Forma da Água

Você pode conferir o trailer legendado aqui  A Forma da Água

 O “conto de fadas” A Forma da Água, do mestre contador de histórias fantásticas Guillermo del Toro, é disparado o favorito a melhor filme e melhor diretor… eu gostei bastante, mas fico com o “Três Anúncios para um crime” inclusive para melhor atriz Ambientado num cenário dos Estados Unidos da década de 60, em meio aos grandes conflitos políticos e bélicos, nos apresenta a solitária muda Elisa (Sally Hawkins – indicada para melhor atriz), uma faxineira em um laboratório experimental, que conhece e se apaixona pela “fera”, uma criatura fantástica (Doug Jones) mantida no local, que é constantemente espancada pelo problemático Strickland (Michael Shannon). A fim de libertar seu amor, elabora um plano de fuga, recorrendo a ajuda de seu vizinho Giles, o ótimo Richard Jenkins, sua colega e protetora Zelda (Octavia Spencer) e o cientista Hoffstettler (Michael Stuhlbarg)

Diálogos leves conectam os elementos da narrativa naturalmente e apresentam personagens bem construídos tanto pelo roteiro como pelas atuações nos fazem enxergar que – os verdadeiros monstros caminham entre os homens.

 Três Anúncios para um Crime

Você pode conferir o trailer legendado aqui  Três Anúncios para um Crime

Com uma trilha sonora bem legal e um elenco, muito bom, que funciona… o já premiadíssimo “Três anúncios para um crime” conta a história de Mildred Hayes (Frances McDormand … a-do-ro), que teve sua filha brutalmente assassinada, porém o criminoso nunca foi encontrado pela polícia. Quando percebe que o caso foi deixado de lado, pela autoridade local, ela aluga três outdoors onde provoca e exige justiça. O alvo principal de Mildred, o grande “culpado” pelo caso nunca ter sido resolvido… o xerife Bill Willoughby (Woody Harrelson) além de não ter encontrado o assassino tem que lutar contra um câncer terminal – mas ele é o único que entende e até defende as ações de Mildred, além de servir de mentor para o policial Dixon.

Jason Dixon (Sam Rockwell) é o mais próximo de um vilão, mas de uma certa maneira se parece com Mildred no temperamento explosivo e inconformista. Por influência de Willoughby ele consegue encontrar uma forma de redenção, ao compreender que a raiva, que o domina desde o princípio, não é a solução e somente após aprender a deixá-la de lado faz com que ele finalmente consiga encontrar o caminho para se tornar aquilo que sempre sonhou.

O filme “politicamente incorreto” em muitas vezes, consegue ter momentos emocionantes e, ao mesmo tempo, engraçados, mas não há desfecho/solução para o crime – é sobre as consequências dele e como transformou cada pessoa envolvida…

Além de Frances McDormand, Sam Rockwell, Woody Harrelson faz parte do elenco (o eterno Tyrion Lannister) Peter Dinklage…. Bora pegar a pipoca???

Imagens: Reprodução/Divulgação

Fontes:

http://cultura.estadao.com.br/noticias/cinema,indicados-ao-oscar-2018-sao-anunciados-veja-a-lista-de-candidatos,70002161719

https://exame.abril.com.br/estilo-de-vida/oscar-2018-divulga-lista-de-indicados-a-melhor-filme/

http://www.adorocinema.com/noticias/filmes/noticia-137302/

https://omelete.com.br/filmes/noticia/oscar-2018-conheca-os-indicados/

http://www.cineplayers.com/premiacao?tp=oscar&id=244

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-246009/criticas-adorocinema/

http://www.ccine10.com.br/tres-anuncios-para-um-crime-critica/

http://www.planocritico.com/critica-tres-anuncios-para-um-crime/

http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2017/07/1904027-dunkirk-mostra-que-cinema-ainda-pode-expandir-nossa-percepcao.shtml

http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2018/01/1949272-com-pouca-acao-o-destino-de-uma-nacao-tem-atores-bilhantes.shtml

http://www.planocritico.com/critica-o-destino-de-uma-nacao/

https://oglobo.globo.com/rioshow/critica-lady-birdhora-de-voar-22398473

https://observatoriodocinema.bol.uol.com.br/criticas/2018/01/critica-me-chame-pelo-seu-nome

http://cinepop.com.br/critica-me-chame-pelo-seu-nome-e-que-venha-o-oscar-2-163598

https://observatoriodocinema.bol.uol.com.br/noticias/2017/12/trama-fantasma-primeiras-criticas-apontam-o-filme-como-obra-prima-e-rasgam-elogios-a-daniel-day-lewis-magnifico

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-32941/criticas-adorocinema/

http://www.adorocinema.com/filmes/filme-241160/criticas-adorocinema/

https://omelete.com.br/filmes/criticas/the-post-a-guerra-secreta/?key=144148

http://cinemaemcena.cartacapital.com.br/critica/filme/8436/a-forma-da-Agua

https://oglobo.globo.com/rioshow/critica-forma-da-agua-22351638

 

 

 

2 Comments

  1. Caramba Re! Esse post que merece um Oscar!
    Adorei as resenhas … ops suas opiniões rsrs e confesso que não vi nenhum. Mas achei interessante “A Forma da água” e “Trama fantasma” precisando de um cineminha urgente!!!
    Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *