A Biblioteca dos livros acorrentados

A Catedral de Hereford em sí é magnífica ….

E seus tesouros guardados com diversas chaves são ainda mais!!!   A “Biblioteca Acorrentada” contém 229 manuscritos iluminados

A maior parte dos volumes da coleção data de aquisições feitas no século XI, embora o manuscrito, iluminado, mais antigo seja o “Hereford Gospels”, datado do século VIII.

A biblioteca “acorrentada”, como coleção, foi criada quando os livros foram transferidos para a “Lady Chapel” em 1611 e, surpreendentemente, a catedral e a coleção da biblioteca escaparam dos danos da Guerra Civil Inglesa. Em 1678 foi acrescentado mais livros doados por uma faculdade jesuíta.

Os trabalhos de restauração da catedral encerraram o “acorrentamento” dos livros e, em 1841, a coleção foi transferida para um armazém e depois para salas separadas por várias décadas.

Os livros ficavam em caixas para protegê-los

Em maio de 1996, toda a coleção foi transferida para um novo prédio, climatizado, construído para os fins específicos – a coleção permanente contém mais de 1.500 livros raros incluindo os 229 manuscritos medievais nas “baias” da “Biblioteca Acorrentada”.

A Biblioteca Acorrentada da catedral de Hereford é a maior coleção desse tipo. Existem algumas coleções acorrentadas (ou encadeadas) na Francis Trigge Chained Library em Grantham, Inglaterra, Marsh’s Library (que eu tive o prazer de conhecer – vide aqui) em Dublin, e pequenas coleções na Royal Grammar School de Guildford e na Chelsea Old Church ambas na Inglaterra.

O “acorrentamento” ou “encadeamento” de livros foi o sistema de segurança mais difundido e eficaz nas bibliotecas europeias da Idade Média ao século XVIII, e a Biblioteca Acorrentada da Catedral de Hereford, do século XVII, é a maior a sobreviver com todas as suas correntes, varas e fechaduras intactas

Uma corrente é presa em uma extremidade à capa de cada livro; a outra extremidade é encaixada em uma haste que corre ao longo do fundo de cada prateleira. O sistema permite que um livro seja retirado da prateleira e lido na mesa, mas não removido da estante. Os livros são arquivados com suas forjas, em vez de suas espinhas, voltados para o leitor (o caminho errado para nós); isso permite que o livro seja levantado e aberto sem precisar ser girado – evitando assim enrolar a corrente.

Nesta incrível Catedral encontra-se também o famoso Hereford Mappa Mundi, o maior mapa medieval sobrevivente do mundo – ele registra como os estudiosos do século XIII interpretaram o mundo em termos espirituais e geográficos e contém mais de mil desenhos e inscrições, mostrando cidades e vilas, eventos bíblicos, plantas, animais, pássaros, criaturas estranhas e raças monstruosas. Neste link você pode “conhecê-lo” melhor…  

Abriga ainda uma das quatro cópias conhecidas dos documentos da Magna Charta Libertatum, ou Magna Carta – “Grande Carta das Liberdades”.

Este documento, acordado entre o rei João da Inglaterra e seus barões em Runnymede no ano de 1215, é um dos documentos mais famosos da história e estabeleceu pela primeira vez que todos, inclusive o rei, estão sujeitos às leis – é considerado o fundamento do direito comum inglês e grande parte de sua importância mundial reside na interpretação das cláusulas a partir das quais nasceu o direito à liberdade do indivíduo. Se quiser saber mais acesse o link

A câmara especialmente projetada no novo edifício da biblioteca além de permitir que esta incrível coleção possa ser vista em seu arranjo original (como era de 1611 a 1841)  também permite que os livros sejam mantidos em condições ambientais controladas, de acordo com os padrões modernos de conservação – a Biblioteca teológica esta em funcionamento na catedral desde o século XII.

Neste link você pode conhecer um pouco mais sobre esta incrível coleção, num vídeo narrado, em inglês, pela Bibliotecária da Catedral, Dra. Rosemary Firman … #semprelivros 🙂

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *