LocHal,uma Biblioteca do Futuro…aqui, agora!

Inaugurada oficialmente em janeiro de 2019, a LocHal mistura um charme nostálgico com o look industrial da época e recursos hightech fazendo dela o mais novo, e charmoso, ponto de encontro da comunidade local bem como dos diversos visitantes, de todos os lugares, que crescem a cada dia!

Construída em um antigo galpão de locomotivas, da década de 30, compreende uma área de 7,000 m2 na pequena cidade de Tilburg ao sul de Amsterdã, na Holanda.

A renovação e conversão deste antigo salão de locomotivas envolveu vários renomados escritórios de arquitetura: CIVIC, Braaksma & Roos Architectenbureau, Inside Outside / Petra Blaisse, Mecanoo architecten e Arup e, essas importantes sinergias, transformaram o velho salão locomotivo em um espaço cultural e social contemporâneo e polivalente incluindo: Bibliotheek Midden-Brabant, uma biblioteca pública, Kunstloc Brabant, um centro regional de cultura e arte, os escritórios de Brabant C, um fundo de investimento regional para a cultura e as indústrias criativas e, também, espaços de trabalho conjunto da Seats2Meet

Os elementos-chave da história das ferrovias e da indústria têxtil na cidade holandesa de Tilburg são resumidos no design de interiores da Biblioteca LocHal, executado por Mecanoo Architecten.

Atravessando o edifício encontramos uma “rua” revestida de colunas industriais históricas em que as antigas camadas de tinta ainda são visíveis. Combinando elementos históricos, como os trilhos, também visíveis no piso (que eram usados para desviar novos trens), e grandes colunas e bancadas de carvalho montadas em vagões de trem, a instalação oferece uma infinidade de possibilidades pois as escadas podem se transformar em arquibancadas e os trilhos também facilmente remanejados.

A rua é ladeada por estantes acessíveis, onde os livros são apresentados de forma convidativa, como em uma livraria 😊 Dispõem também de “vitrines” transparentes para obras de arte e livros exclusivos ou raros – este recurso (design) permite aos usuários o equilíbrio certo entre privacidade e conexão com a Biblioteca.

Os degraus largos que podem ser usados como assentos, para mais de mil espectadores, nos conduzem ao edifício principal, notável pelas enormes fachadas de vidro que permitem a luz do dia abundante.

As enormes fachadas de vidro permitem a luz do dia em abundancia, além de uma incrível vista da cidade 😊

A galeria e as escadas permitem uma inspeção mais próxima das paredes de vidro, históricas, à medida em que os visitantes navegam pelas estantes de livros ou fazem uso das diversas áreas de leitura.

Uma Biblioteca para o século 21!!! LocHal redefiniu a função de uma biblioteca na era digital atual, e, embora existam as facilidades habituais para os tradicionais “consumidores de livros”, a nova biblioteca também oferece amplas oportunidades para a criação de novos conhecimentos 😊

LocHal não é apenas uma biblioteca, mas também um laboratório onde você é desafiado, ganha novos conhecimentos e aprende sobre novas inovações.

Esse novo papel é facilitado pela arquitetura, pois além de várias áreas para palestras e eventos públicos, a biblioteca possui diversos “Labs” (laboratórios), com design incríveis, espalhados pelo edifício, como FoodLab – construído sobre rodas, podendo ser usado em eventos em diversas areas da LocHal, o FutureLab – onde start-ups, estudantes ou empresas podem fazer apresentações e organizar workshops, o GameLab e o DigiLab – onde jovens e idosos, podem experimentar novas mídias e os mais modernos hard e softwares, tendo inclusive, à disposição, uma impressora 3D e “sala verde” para filmagens ou edição de fotos e vídeos ou mesmo para criarem seus próprios jogos.

Outro destaque são os “workshop rooms” – salas que ficam entre as bibliotecas (principal e infantil) com paredes flexíveis que podem ser facilmente configuradas como dois espaços separados ou combinados como um único espaço

O KennisMakerij (LearningLab) fica no primeiro andar; é um grande palco construído a partir de livros antigos – empilhados em alturas diferentes e cobertos com um balcão de carvalho. Durante um encontro, palestra ou apresentação, você pode se sentar na “tribuna da escada”, que conecta o primeiro e o segundo andar – o espaço aberto é convidativo para discussões durante apresentações de livros e debates.

A Biblioteca Infantil, com suas prateleiras em formato de lápis gigantes, livros enormes e pufes, com letras lúdicas em forma de animais de contos de fadas, foi inspirada em Efteling – um fascinante parque temático que fica próximo a Tilburg.

Para os amantes de café, chá, chocolate, bolinhos… o City Café, com espaço para leitura e exposição é definitivamente o local perfeito 😊

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *