Projeto Gutenberg

O Projeto Gutenberg

é a primeira e a maior coleção de livros eletrônicos (e-books) gratuitos (publicações para as quais os direitos autorais, para os EUA, expiraram) – Obras como: Frankenstein; Or, The Modern Prometheus by Mary Wollstonecraft Shelley, The Strange Case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde by Robert Louis Stevenson, Beowulf: An Anglo-Saxon Epic Poem,  A Tale of Two Cities by Charles Dickens, Moby Dick; Or, The Whale by Herman Melville, A Modest Proposal by Jonathan Swift, The Works of Edgar Allan Poe, The Raven Edition by Edgar Allan Poe, Heart of Darkness by Joseph Conrad, Alice’s Adventures in Wonderland by Lewis Carroll, Dracula by Bram Stoker,  Jane Eyre: An Autobiography by Charlotte Bronte,  The Scarlet Letter by Nathaniel Hawthorne, Metamorphosis by Franz Kafka, dentre outros estão disponíveis para download sem restrições.

Eu já tinha ouvido, mas não experimentado… 😊 O projeto foi criado por Michael Hart (1947-2011) considerado o inventor do livro eletrônico quando, em 1971, nos laboratórios da Universidade de Illinois, inspirado por uma cópia impressa gratuita da Declaração de Independência dos EUA, decidiu digitar o texto em um computador e transmiti-lo a outros usuários na rede de computadores (os primeiros e-books foram digitados em formato de texto sem formatação e publicados como arquivos de texto; outros formatos foram disponibilizados posteriormente) – desde então, a digitalização e distribuição da literatura seria o trabalho da vida de Hart, que duraria mais de 40 anos – “O sonho de Hart era tornar possível o acesso de milhares de pessoas aos livros de uma forma fácil, rápida e gratuita”.

São mais de 60.000 títulos!!

Todos os livros de Jane Austen, incluindo biografias e obras relacionadas bem como edições em outras línguas, estão disponíveis por lá e são campeões de download!!! 😊

Não há taxa de inscrição ou anuidade, é tudo gratuito…. Embora eles encorajam doações ao projeto (a fim de incluírem mais obras e melhoria dos programas) além de ajuda para digitalização, revisão, formatação, gravação de livros de áudio ou relatórios de erros…

Não são necessários aplicativos especiais para leitura e você pode fazer o download ou ler online, os e-books que estão disponíveis, em formato ePub ou Kindle, e você pode ainda optar por baixar através do Dropbox, OneDrive ou Google Drive.

Hoje em dia podemos encontrar diversos projetos “afiliados” – organizações independentes, que partilham os mesmos ideais 😊

Alguns exemplos:

Project Runeberg, fundado em 1992, foi o primeiro projeto a solicitar o uso de um nome semelhante e se dedica à literatura nórdica ou sobre os países nórdicos.

Project Gutenberg of the Philippines – com enfoque especial nas Filipinas e nas línguas Filipinas.

Project Gutenberg Luxembourg – publica sobretudo, mas não exclusivamente, livros escritos em luxemburguês e alemão.

Podemos também encontrar autores portugueses e até alguns brasileiros… 😊

Ao contrário de alguns outros projetos de bibliotecas digitais, o Projeto Gutenberg não invoca novos direitos autorais sobre os títulos que publica, em vez disso, encoraja a sua reprodução e distribuição livres 😊

Fontes e imagens: Projeto Gutenberg

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *