Livrarias que seguem…

“Books are a hard-bound drug with no danger of an overdose” – Karl Lagerfield “Os livros são uma droga com limites rígidos, sem perigo de overdose” (Tradução livre de nossa autoria)

Ao começar este post acabei por me lembrar do filme “Mensagem para Você” (You´ve got a mail) com o Tom Hanks e a Meg Ryan… a história, que pode parecer “um romance bobinho”, é bem atual – principalmente depois das notícias ruins que tivemos no ano passado sobre as livrarias – traz o envolvimento virtual (auge na época), de Joe, dono de uma grande rede de livrarias e Kathleen, proprietária de uma pequena e charmosa livraria pertencente à sua família há anos… apesar de possuírem muitas coisas em comum, compartilharem ideias e até serem confidentes um do outro, não sabem que são “concorrentes” nos negócios. O filme tem um humor leve e muitos livros 😊 e, claro, a discussão com prós e contras sobre esse mundo de comércio de livros, uma vez que… em tempos onde o que vale é promoção e preços baixos, poucas pessoas iriam se importar com uma pequena livraria…

Ainda bem que muitas pessoas se importam 😊 Vem conferir alguns exemplos de “heróis da resistência” e, também, de “novos apostadores” que sem dúvida valem a pena visitar…

Banca Tatuí

Banca Tatuí

O casal de jornalistas João (gaúcho) e Cecília (argentina) tem uma livraria muito charmosa e, sem dúvida, original: A Banca Tatuí, ali em Santa Cecília.

Ano passado eles inauguraram a Sala Tatuí, num prédio em frente à Banca e, que, além de prestar um atendimento personalizado (você pode marcar hora) para a escolha das obras (são mais de 1000 títulos), promovem debates, cursos, lançamentos e shows – em junho, a Banca Tatuí ganhou o Prêmio Milton Santos, oferecido pela Câmara Municipal de São Paulo, que destaca projetos de desenvolvimento cultural e social.

Banca Tatuí / https://www.bancatatui.com.br/

Rua Barão de Tatuí, 275, Sta Cecília, ☎ 98873-4555/ Seg. a Sab. 10h/18h30

Livraria Zaccara

Livraria Zaccara

Num ambiente agradável e acolhedor com um mix de cds, vinis, e muitos livros (grandes paixões do Lucio) você vai encontrar diversos títulos alternativos e publicações raras. Contando com a ajuda da esposa Cris eles cuidam de cada detalhe com muito carinho e atenção!  Além do acervo variado, de todos os gêneros e faixas etárias, há espaço para coquetéis e sessões de autógrafos, um Clube de Leitura mensal e, se você quiser ficar por lá mais tempo, eles alugam espaço para coworking.

Livraria Zaccara / http://livrariazaccara.com/

Rua Cardoso de Almeida, 1356, Perdizes, ☎ 3384-0908. Horário: 10h/19h (seg. a sex.); 10h/18h (sab.).

Fonomag

Fonomag

O engenheiro eletrônico japonês Joji Aso, que migrou para o Brasil ainda bebê, assumiu a Fonomag (fundada por seu sogro) em 1978 e desde então está sempre antenado e se adaptando aos novos tempos.

Além de diversas publicações didáticas e dicionários, para interessados em estudar o idioma nipônico, as prateleiras trazem uma quantidade enorme de mangás, obras de ficção e autores celebrados, como Haruki Murakami, Yasunari Kawabata e Kazuo Ishiguro, que são encontrados em traduções e no idioma original.

Fonomag Livraria / http://www.fonomag.com.br

Rua da Glória, 299 – Liberdade 01510-001 São Paulo – SP ☎ (11) 3104-3329 Horário: Das: 9 às 18h e Sábados: 9 às 17h (Os horários variam nos feriados e domingos e podem ser consultados pelo site)

Patuscada

Patuscada Livraria, Bar e Café

A Patuscada Livraria, Bar e Café, em Pinheiros, nasceu em 2015 por uma necessidade da Editora Patuá – que tinha sido criada quatro anos antes pois, seu fundador e poeta, Eduardo Lacerda precisava de um espaço para vender os títulos e, principalmente, realizar lançamentos, debates e festas de autores. Em pouco tempo virou referência para escritores independentes Brasil afora. São mais de 30 000 exemplares espalhados nas prateleiras ou empilhados no chão ou sobre os móveis e, na ausência de eventos Lacerda abre a loja com horário marcado.

Patuscada Livraria, Bar e Café /https://www.facebook.com/livrariapatuscada/

Rua Luís Murat, 40, Pinheiros, ☎ 96548-0190. A loja não tem um horário determinado e as visitas devem ser agendadas por telefone.

PanaPaná

PanaPaná

PanaPaná designa o coletivo de borboletas e é originária da língua Tupi. Um livro aberto pode sugerir uma borboleta e, esta, pode lembrar o livro em seu poder de transformação… pois também “poliniza” cultura, informação, conhecimento bem como emoção que são espalhados nos corações e nas mentes daqueles que abrem suas páginas. 😊

A catarinense Celina Bodenmüller aprendeu a amar os livros na escola e nas horas vagas se “exilava” na biblioteca 😊 A PanaPaná além de livraria infantil, vende diversos e divertidos brinquedos e nasceu em 2007, para que Celina pudesse ter mais tempo para brincar com o filho. O ambiente colorido e tomado por pequenas mesas e cadeiras revela como a livraria é um espaço convidativo para pequenos leitores e, nos meses de férias, ferve com os vários eventos de contação de histórias e também com o projeto Autores Amigos da PanaPaná – que convida profissionais para falar de suas criações à garotada.  A loja conta com acervo de mais de dois mil livros infantis que são escolhidos criteriosamente pela proprietária – ficam de fora da seleção histórias e personagens do universo pop, como super-heróis famosos. Celina também virou escritora e já lançou seis livros!!!

PanaPaná Livraria Infantil / https://www.livrariapanapana.com.br/

Rua Leandro Dupré, 396, Vila Clementino, ☎ 5082-2132. Horário: 9h/18h (seg. a sab.)

Livraria NoveSete

LivrariaNoveSete

O espaço, de 400 metros quadrados, dedicado à literatura infanto-juvenil se sobressai pela organização. São mais de 8.000 títulos separados por assunto e faixa etária – algumas delas: poesia, mitos e lendas, música, teatro, quadrinhos, contos de fada, culinária infantil além de uma área exclusiva para Monteiro Lobato.

Na parte da frente ficam as estantes, o Café Literário Club – com bebidas quentes, salgados, doces e pequenas refeições – e um gostoso deque onde a garotada pode ler ou apenas se divertir virando páginas!!!

A livreira Gislene Gambini, também decidiu investir no público infantil e juvenil por causa de sua filha (hoje uma advogada de 25 anos) pois achava que as lojas, voltadas para este público, eram descuidadas e pouco atraentes e assi, em 2003, a NoveSete abriu as portas tornando-se referência para moradores e estudantes de escolas da região. Apresentações de teatro infantil, música e rodas de leitura com entrada franca são realizadas na livraria e movimentam o local, principalmente aos sábados.

Livraria NoveSete /http://www.livrarianovesete.com.br/

Rua França Pinto, 97, Vila Mariana, ☎ 5573-7889. Horário: 10h/18h30 (seg. a sex.); 10h/18h (sab.).

Livraria Simples

Livraria Simples

O Fusca, quase sempre parado na porta do sobrado, com cara de residência, é utilizado para transportar grandes encomendas! Já o vira-lata Kazu, adotado pelos donos, adora passear no carro e se tornou sensação no Instagram.

Os sócios Felipe Faya e Adalberto Ribeiro preferem o olho no olho, e mesmo estando “no mundo virtual”, fazem questão da venda “à moda antiga” conhecendo cada um dos clientes, “Vendemos com a mesma atenção e entusiasmo os clássicos russos ou obras espíritas”, simples assim!!!😊

A história da Simples já tem mais de dois anos e Felipe e Adalberto fazem questão de cuidar diretamente de tudo na loja. Contam também com a ajuda do Felipe Beirigo para deixar os mais de 8000 títulos do acervo “simplesmente” à disposição 😊 Os pacotes, que embalam os livros, ganham diversos carimbos personalizados, como um que tem a frase de Clarice Lispector, “Que ninguém se engane, só se consegue a simplicidade através de muito trabalho.”

Livraria Simples / https://www.instagram.com/livraria_simples/

Rua Rocha, 259, Bela Vista, ☎ 3443-9992. Horário: 10h/19h, de seg. a sab. E, de vez em quando aos domingos e feriados

Livraria Free Book

Livraria Free Book

Há mais de 40 anos no mercado de livros importados, Manuel Dias Teixeira Neto, o Petit, já passou por diversos governos e crises do mercado… nem sempre foram fáceis, mas ele ainda resiste 😊 O começo de tudo se deu numa época em que quase ninguém importava livros e com a censura a todo vapor (ditadura) era ele quem ia lá na Receita Federal “libertar” os livros 😊

Os clientes eram outros livreiros e, também, a maioria das livrarias do Brasil. Sempre com um olhar (de fotógrafo) atento a Free Book cresceu e se tornou referência no país, e também lá fora, sendo referenciada em diversos sites como “Long-established and the most fashionable Book Shops”

Hoje em dia, mesmo com algumas mudanças e em outro endereço, igualmente charmoso, você pode visitar e se encantar com as centenas de livros e novidades, nas mais diversas áreas …  arte, design, moda, fotografia, decoração, cinema, animais, carros, arquitetura, esportes, gastronomia, etc etc etc. O acervo conta ainda com edições de luxo e limitadas bem como livros técnicos, graphic novels, toy art, papelaria, livros infantis e também revistas como a “Archive”, a “Mark” e a “Visionnaire!!!

Além da charmosa decoração, o ótimo acervo, uma atenciosa curadoria, você pode contar com um cafezinho e (sempre) um bom papo com o simpático Petit 😊

Livraria Free Book /https://www.freebook.com.br/

Rua Barão de Capanema, 199 – Cerqueira César – ☎ 3256-0577 | Seg. a Sex. das 10h00 às 19h00 – Sábado 10h às 17h

Imagens: Alexandre Disaro/Veja SP, Jardiel Carvalho/Folhapress, Pinterest e sites consultados.

Fontes:

https://jornaldeboasnoticias.com.br/conheca-sete-charmosas-livrarias-de-rua-em-sao

https://www1.folha.uol.com.br/mpme/2019/01/editoras-investem-em-canais-de-vendas-diretas-para-se-aproximar-de-cliente.shtml

https://www.publishnews.com.br/materias/2017/02/15/inteligencia-de-mercado-o-caminho-para-as-livrarias-e-editoras

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *