Museum of Broken Relationships

E se houvesse um lugar para mostrar o que sobrou dos relacionamentos que terminaram? E se em vez de acumular poeira, essas relíquias de amor perdido pudessem… até inspirar?

Alguns relacionamentos terminam – com amantes, entes queridos, com sonhos e até com cidades. O Museum of Broken Relationships (“Museu de Relacionamentos rompidos”) é um museu dedicado a relacionamentos que terminaram ou por algum motivo foram rompidos.

O museu foi fundado por dois artistas de Zagreb, na Croácia, Olinka
Vištica – produtora de cinema e Drazen Grubišić – escultor. Depois que o relacionamento amoroso deles, de quatro anos, chegou ao fim em 2003, os dois brincaram sobre terem que criar um museu para abrigar os objetos pessoais, “da relação”, que sobraram.

Eles estavam passando pelo que muitas pessoas passam e, apesar, de ter sido um rompimento amigável, achavam muito difícil dizer adeus – queriam manter vivas algumas das boas memórias – um rastro do amor que tiveram.

Três anos depois, Grubišić contatou Vištica com essa ideia, desta vez a sério. Eles selecionaram os itens que gostariam de expor e também começaram a pedir a seus amigos que doassem objetos “deixados para trás” de seus rompimentos, e, assim, a coleção nasceu – foi apresentado ao público pela primeira vez em 2006, na Gliptoteca de Zagreb, como parte do 41º Salão de Zagreb.

Desde então, Olinka e Dražen fizeram curadoria de exposições temporárias em mais de 50 locais, incluindo Londres, Nova York, Los Angeles, Tóquio, Xanghai, etc e, em novembro de 2018, uma exposição recém-renovada foi inaugurada na residência permanente do museu, na cidade de Zagreb, na Croácia.

O Museu apresenta objetos aleatórios que as pessoas doaram sobre seus antigos amores que vão desde fotos, cartas de amor, relógios, sapatos, isqueiros, poemas, bichos de pelúcia, canecas, vestidos (inclusive um de noiva em um pote) e até um machado (que foi usado para quebrar os móveis de uma ex-namorada) !!!

Uma das salas mostra “The Whims of Desire”, uma coleção de objetos sensuais que destacam o lado divertido de romances que deram errado… Em exibição estão algemas peludas e uma cinta-liga, dentre outras peças – muitas delas nunca usadas e outras… bastante usadas 😊

Mas há também objetos de relacionamentos que foram rompidos mesmo sem querer… como uma lembrança de uma avó sobre o seu grande amor que morreu afogado em um rio… ☹

São mais de 4,000 objetos doados, enviados de todas as partes do mundo! O Museum of Broken Relationships foi projetado para fazer você chorar, rir, se emocionar…

Poucos esperariam que um museu dedicado a relações que acabaram balizasse o espírito da conexão humana. Mas isso é exatamente o que acontece, dizem muitos dos milhares de visitantes que se dirigem a Zagreb, na Croácia, para testemunhar a curiosa exposição.

Doe seu objeto ao Museu e participe da criação da história emocional coletiva. Basta preencher o formulário on-line para receber um e-mail de confirmação e mais instruções. Para manter a essência da sua história, incentivamos você a escrever em sua primeira língua e para proteger sua privacidade, todas as exposições são exibidas anonimamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *