Esculturas incríveis pelo mundo!!!

Por várias cidades, por aí e pelo mundo, encontramos obras de arte… algumas encantadoras, outras emocionantes, outras divertidas, muitas delas impressionantes… e a utilização de alguns materiais nos faz maravilhar pela arte e habilidade de certos artistas… Bora conhecer alguns trabalhos incríveis??

A estátua de ponta cabeça de Charles La Trobe –  Charles Robb, Australia

Graças ao trabalho e grande incentivo do governador Charles Joseph La Trobe, foram criados o Jardim Botânico Real, a Biblioteca Estadual de Victoria, a Galeria Nacional e a Universidade de Melbourne e assim existem várias estátuas dele …  porém a obra feita por Charles Robb é a mais controversa, gerando debates dentro e fora da Universidade (que leva o nome do governador) devido ao artista ter virado sua escultura de cabeça para baixo .. A justificativa dele foi de que “as universidades deveriam transformar ideias nas cabeças dos alunos”

Sinking Building – State Library – Melbourne, Australia

O peso dos livros “afundou” essa biblioteca, onde somente o canto superior do edifício está à mostra na calçada. Outra obra bastante conhecida no coração de Victoria, Melbourne – é a Sinking Building, que foi encomendada pelo conselho local como parte do programa de arte da cidade!

Diminish and Ascend – David Mc Cracken – Beach Bondi, Australia

No maior estilo “Stairway to Heaven”  a obra do artista neozelandês David Mccracken “Diminish and Ascend” impressiona … a escada de alumínio soldada dá a ilusão de infinitos degraus rumo ao céu – devido a largura dos degraus que diminuem à medida que “eles” sobem.

Cheshire’s Grin – Matthew Harding, Australia 

Lembrando o sorriso do gato da Alice  a escultura Cheshire’s Grin do talentoso e versátil artista Matthew Harding foi baseada na lua crescente e feita de aço inoxidável.

The Kelpies – Andy Scott

Entre as cidades de Falkirk e Grangemouth na Escócia, você se depara com estas incríveis e imensas cabeças de cavalo! The Kelpies, obra feita em aço inoxidável, do escultor escocês Andy Scott, foram concluídas em 2013, tem 30 metros de altura e pesam 300 toneladas!!

Engagement Rings – Dennis Oppenheim

O fotógrafo e escultor americano, pioneiro da chamada Land Art, Dennis Oppenheim (1938-2011) coloca, em seus trabalhos e intervenções, uma boa dose de provocação e ousadia… como a controversa igreja de ponta cabeça – “o dispositivo para erradicar o mal.”

Além dela, criou uma série de esculturas fantásticas, espalhadas por vários museus e lugares pelo mundo

A “Engagement Rings” que retrata dois anéis gigantes, foi instalada em 2005 em Vancouver

First Generation – Chong Fah Cheong

Este conjunto de esculturas foi criado pelo artista de Singapura, Chong Fah Cheong, que tem diversos trabalhos seus espalhados pela cidade.   First Generation, de 2000, é uma das mas conhecidas e mostra a alegria de um grupo de garotos pulando no Rio Singapura perto do Fullerton Hotel.

Mustangs – Robert Glen – Texas, USA

A obra, em bronze, incrivelmente realista de nove mustangues selvagens “em disparada” fica no centro urbano de Las Colinas, nos EUA e foi criada pelo artista americano Robert Glen.

E mais uma escultura (é a última prometo ) sobre cavalos é a impressionante (parece flutuar) obra do artista Nic Fiddian-Green, de 10 metros de altura, que fica em Marble Arch, na região central de Londres e uma das minhas favoritas 

De Vaartkapoen – Tom Frantzen – Molenbeek, Belgium

Esta divertida obra, de 1985, fica na Bélgica e é um trabalho do escultor Tom Frantzen – segundo o artista, o protagonista principal não é o policial, mas sim o “malandro” que surge do canal subterrâneo.

The Knotted Gun –  Carl Fredrik Reutersward – United Nations, New York City, EUA

A ideia, para a escultura foi homenagear John Lennon por sua “luta” para um mundo de paz e da não violência – Carl Fredrik Reutersward era amigo pessoal de John e Yoko e foi convidado, após a morte de Lennon, para criar esta homenagem que fica em frente ao prédio da ONU em Nova York.

The Awakening – John Seward Johnson Jr. – Maryland, USA

Esta incrível escultura de 1980, produzida pelo artista americano John Seward Johnson Jr., mostra cinco peças separadas enterradas no chão dando a impressão de que o gigante está “lutando para emergir da terra” ou “acordando de uma soneca”… você escolhe

 

Les Voyageurs, Bruno Catalano – France

A série de esculturas fantásticas, em bronze, de viajantes “faltando um pedaço”, são do jovem artista francês – Bruno Catalano e estão espalhadas por vários lugares da França bem como Inglaterra, Estados Unidos, Bélgica, Suíça e, até na China – conforme o local onde a obra é exposta, acaba por integrar-se à paisagem de forma surreal, devido aos “pedaços faltantes” das imagens

The Cumil, by Viktor Hulík, 1997, Bratislava, Eslováquia

Perto da praça principal da simpática cidade de Bratislava, na Eslováquia, há diversas estátuas superdivertidas e uma das mais fotografadas é a “The Cumil” ou “The Watcher”. O “observador” é uma escultura em bronze de um homem saindo de um bueiro, que segundo dizem pode ser um operário fazendo uma pausa ou olhando por baixo das saias das mulheres Dizem também que se você tocar a cabeça dele terá um desejo realizado… humm vou ter que fazer “um sacrifício” e voltar pois não sabia disto e só fiquei nas fotinhos

Black Ghost, Svajunas Jurkus e Sergejus Plotnikovas, Lithuania

Klaipeda é uma antiga cidade à beira-mar na Lituânia e a terceira maior cidade do país, que atrai pessoas de várias partes do mundo para desfrutar de sua arquitetura histórica que remonta ao século 13, seu Museu Marítimo e também pelo Fantasma Negro… ou Juodasis Vaiduoklis em lituano. A obra tem 2,4 metros de altura e foi esculpida por Svajunas Jurkus e Sergejus Plotnikovas – uma misteriosa figura, saindo das águas, segurando uma lanterna em uma das mãos!

Break Through from Your Mold – Zenos Frudakis, Philadelphia, USA

Também conhecida como “Freedom” a obra, do artista americano, de origem grega, é feita em bronze e tem um pouco mais de 6 metros de comprimento por 2,5m de altura

Eu queria criar uma escultura quase qualquer pessoa, independentemente do seu passado, poderia olhar e reconhecer instantaneamente que é sobre a ideia de lutar para se libertar… e, esta escultura é sobre a luta pela conquista da liberdade através do processo criativo ” Zenos Frudakis

The Unknown Official – By Magnus Tomasson – Iceland

A obra do artista Magnus Tomasson, que fica cidade de Reykjavik na Islândia, é intitulada de “O Burocrata Desconhecido”. Ao mesmo tempo engraçado e provocador, o bloco de rocha é uma perfeita metáfora de como a vida cotidiana nos esmaga – retrata um funcionário sem rosto o qual é apenas uma “parte da engrenagem” e nunca uma pessoa para a maioria de nós.

The Anonymous Passerby – Jerzy Kalina – Wroclaw, Poland

O conjunto de Esculturas “The Anonymous Passerby” honra todos presos e desaparecidos – “sugados pela terra” – durante o regime comunista na Polônia. Foi feito pelo multifacetado artista polonês Jerzy Kalina e fica na cidade de Wroclaw – congeladas em movimento, as figuras cinzas e anônimas, descem ao solo de um lado da rua, cumprindo uma marcha simbólica, para depois aparecer no lado oposto

Expansion – Paige Bradley, USA

A incrível obra Expansion – uma mulher meditando em posição de lótus com seu corpo “rachando” ao revelar a luz interior, foi criada pela artista contemporânea, americana, Paige Bradley.

“Se nos desconectássemos e cortássemos nossos apegos, destruiríamos nossos confinamentos e nos expandiríamos além de nossa concha? … O mundo pareceria diferente? Nós nos reconheceríamos?… Enquanto não empurrarmos as paredes do nosso entorno, talvez nunca saibamos o quão forte realmente somos” Paige Bradley

Por aqui sem falar de uma das maravilhas do mundo – o Cristo Redentor, também temos algumas obras bem originais e incríveis como a dos 3 pescadores em Búzios, da artista plástica Christina Motta que homenageia os pescadores de deram origem à cidade

Tem também a enorme estátua de Santa Rita de Cássia (obra de Alexandre Azêdo de Lacerda e Argemiro Brito da Franca) que fica na cidade de Santa Cruz, RN, com seus 56 metros (o Cristo Redentor tem 38m e estátua da Liberdade tem 57m)

A linda e triste obra “Tortura nunca mais”, no Recife que foi concebida pelo arquiteto piauiense Demétrio Albuquerque – o corpo de um homem nu, na posição dos terríveis golpes de pau de arara, é uma homenagem às vítimas e um pedido claro para que isso nunca mais volte a acontecer!

Temos também a estátua do poeta e escritor Carlos Drummond de Andrade, obra bastante conhecida e fotografada…tem sempre um xarope papeando com ele  Fica, desde 2002, na Avenida Atlântica, no Rio, e é obra do mineiro Leo Santana. Feita em bronze pesa cerca de 150 quilos e foi feita para retratar um momento rotineiro da vida do poeta, a partir de registro fotográfico feito por Rogério Reis – Drummond embora mineiro passou a maior parte de sua vida no Rio de Janeiro e adorava passear pelo calçadão de Copacabana.

Imagens: fotos minhas, sites consultados e Pinterest

Fontes

https://www.onlymelbourne.com.au/statue-c-harles-la-trobe#.WrkkSOSWwdU

http://www.petercorlett.com/

http://www.latrobe.edu.au/art-institute/collections/sculpture-park

https://mymodernmet.com/david-mccracken-diminish-and-ascend/

http://davidmccracken.nz/portfolio/diminish-and-ascend-2/

http://www.matthewharding.com.au/work/cheshires-grin

http://www.thehelix.co.uk/things-to-do/the-kelpies/

http://www.bbc.com/news/uk-scotland-27192965

http://www.andyscottsculptor.com/

http://www.vancouverbiennale.com/artworks/engagement/

https://www.artsy.net/artist/dennis-oppenheim

https://en.wikipedia.org/wiki/Dennis_Oppenheim

https://www.theguardian.com/artanddesign/2011/feb/02/dennis-oppenheim-obituary

https://www.premier-propertysearch.co.uk/chong-fah-cheong-first-generation.html

https://fahcheong.com/

http://www.robertglenbronzes.com/

http://mustangsoflascolinas.com/

http://www.nicfiddiangreen.com/

http://www.tomfrantzen.be/en/artr.htm

http://www.welcometobratislava.eu/statues-bratislava-old-town/

http://sewardjohnsonatelier.org/

https://www.nytimes.com/2007/12/29/arts/design/29awak.html

http://www.nonviolence.com/about/the-knotted-gun/

http://brunocatalano.com/

http://www.truelithuania.com/topics/cities-of-lithuania/klaipeda

http://www.klaipedainfo.lt/en/sightseeing-places/sculpture-juodasis-vaiduoklis-the-black-ghost/

http://www.zenosfrudakis.com/freedom-sculpture/

http://unusualplaces.org/monument-to-the-unknown-bureaucrat/

https://visitreykjavik.is/

https://enjoywroclaw.wordpress.com/2010/11/09/the-monument-of-an-anonymous-passerby/

http://culture.pl/en/artist/jerzy-kalina

https://paigebradley.com

 

 

 

 

2 Comments

  1. Adorei passear por estas esculturas…Tem também um grande escultor Gilmar Pinna, ele é da Ilhabela, tem trabalhos por ai afora. Em comemoração aos 300 anos de Nossa Senhora Aparecida fez diversas esculturas, que estão distribuídas pela cidade. Vc conhece? http://gilmarpinna.com.br/

    • Ola querida Regina que bom que gostou! Não conhecia o Gilmar Pinna… mas adorei os trabalhos dele! obrigada pela dica 🙂 bjkas carinhosas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *