Blue Jeans… por aqui, aí e pelo mundo!

Como disse Andy Warhol: “Eu quero morrer de jeans!”

Contemporâneo e urbano, clássico e atemporal o jeans é a peça-chave para as mais diversas produções há mais de um século!!!

Seu tecido, o denim, “apareceu” em Nimes na França, no século XVIII – traduzindo “tecido de Nimes” = denim– que apesar de (atualmente) não ser mais como nos séculos XVIII e XIX, a indústria local está trabalhando duro para voltar ao spot light !!!

Mas esta, mais democrática, peça de vestuário começou sem muito glamour…  inicialmente, por ser um tecido robusto e durável, era utilizado por marinheiros e trabalhadores do Porto de Genova, na Itália, os quais os chamavam de “genes” – expressão que acabou por transformar-se, com o tempo, no nosso “jeans”.   Assim depois da França e Itália ele “aporta” nos EUA. E é justamente em terras ianques, com as calças criadas por Levi Strauss, para os trabalhadores das minas de ouro na Califórnia, que o jeans entra para a história

Vários ajustes, melhorias, mudanças e também um plano comercial, e o modelo cujo primeiro lote tinha como código o número 501, rapidamente se torna um sucesso além fazer do clássico modelo, o mais famoso da marca!

As décadas posteriores tiveram diversas colaborações para impulsionar o uso das, até então, chamadas overalls, acrescentando um pouquinho de glamour e conforto

Os filmes, na década de 30, já começavam a retratar os famosos e viris cowboys e as versões Lady Levi´s permitiram a invasão do universo feminino se tornando “artigo de moda” com “propaganda” até na Vogue!!!

Nas décadas 40/50, com os soldados servindo no exterior (devido a guerra) e usando as peças de jeans, em seus dias de folga, ajudaram a aumentar, ainda mais, a imagem de virilidade que o tecido Denim representava…

E claro, charme… muito charme

Apesar de fazer parte, desde a década de 40, do combo camiseta, jaqueta e motos Harley-Davidson, em 1955 o jeans se transformou em sinônimo de rebeldia com o look do ator James Dean no filme “Juventude Transviada” (Rebel without a Cause). À época, a imagem de “rebelde” do jeans foi tão forte que chegou a ser proibido em escolas e até mesmo alguns lugares como restaurantes e cinemas!!!.

Além dele, Marlon Brando e Elvis Presley também contribuíram para que se disseminasse entre os jovens da época, que teve sua imagem intrinsecamente ligada ao rock  

E claro, ontem, hoje e sempre,  o jeans pôde contar com mulheres lindas, interessantes, ousadas, chiques …, por aí e pelo mundo!

Com a chegada dos anos 60… o jeans passou a ser “oposição à sociedade de consumo vigente”, onde a forma de se vestir estava cada vez mais ligada ao comportamento.

A guerra do Vietnã (anos 60/70), fez surgir, ainda mais forte, um novo grupo cujos ideais eram baseados na busca pela paz – os hippies – que adotaram o jeans como peça essencial do visual, livre e despojado. Ele também introduziram a ideia de customização das peças – artesanalmente, e que logo entrou em processos industriais

A música teve contribuição essencial no estilo, comportamento e moda a partir de então.  E de Ramones a Led Zeppelin…  David Bowie a Iggy Pop, o jeans aparecia nos mais variados estilos rock and roll

 

E claro temos que destacar o “Born in the USA moment” quando Bruce Springsteen causou com o combo Levi´s 501 + bandeira americana!

A TV também trouxe sua colaboração com as séries e novelas,  por aí e pelo mundo… quem lembra?

Com a criação do stone wash, a partir dos anos 80, o jeans passa a ter um efeito envelhecido bem como permitindo a criação de modelitos em vários tons de azul.

Em 1980, provocando enorme polêmica entre os conservadores, o estilista Calvin Klein leva o jeans (ajustado para acentuar as formas femininas) para a passarela, lança uma coleção a preços acessíveis (vendeu por volta de 200 mil unidades em uma semana!!!) e, ainda,  uma inesquecível e também provocante campanha, em outdoors, trazendo a “ninfeta” Brooke Shields… “Você quer saber o que há entre a minha Calvin e eu? Nada….

Em 1999 o icônico modelo com penas, bordados e contas que o estilista Tom Ford criou para a coleção da Gucci esgotou antes mesmo de chegar às lojas …. e assim o jeans foi totalmente apropriado por estilistas também das grandes marcas!

O jeans ganhou mais conforto, brilho e melhor caimento, quando, na sua composição, foi adicionado o elastano e o poliéster conquistando um público ainda maior no mundo todo!

E vale tudo… jeans despojados, sofisticados, versão sculpted, coloridos, com toque de malha, spotlight, com propriedades cosméticas, com características de legging, sustentável, anticelulite, com fios de ouro, estampas, aplicações mil, purpurina, bordados, rasgados, bem rasgados… em bolsas, casacos, sapatos…

vestidos de noiva e

até jeans com cheirinho!!! Framboesa para as meninas… e menta para os meninos

produzidos pela Naked & Famous Denim, basta esfregar para sentir o perfume – é usado uma camada de microcápsulas que contendo o perfume e “colado na superfície do jeans por meio de um processo de cozimento”… dura até 10 lavagens!

Além de ser o number one em consumidores, o Brasil também é o maior produtor de tecido jeans do mundo e as grandes empresas nacionais, do setor, estão sempre investindo, fortemente, em inovação, produção e exportação!!! E não são somente nossas peças prontas que fazem sucesso lá fora, a criatividade dos nossos estilistas, bem como a sensualidade brasileira fazem todo o diferencial para nos destacar como referência internacional em jeanswear

É isso aí… o Jeans foi roupa de minerador, operário, soldado, rebelde, hippie, e hoje é usado por todos sem distinção de classe social, raça, credo ou idade, “do caminhoneiro à socialite”, sem preconceito. É a única peça de roupa da história que beira a unanimidade…  tudo de bom!!!

“Gostaria de ter inventado o jeans: a mais espetacular, prática, descontraída e casual das peças. É expressivo, modesto, tem sex appeal e simplicidade – tudo o que desejo para as minhas roupas”. Yves Saint Laurent

Fontes:

http://www.fashionbubbles.com/historia-da-moda/historia-do-jeans-a-evolucao-no-mercado-parte-24/

http://www.historyofjeans.com/

http://www.historyofjeans.com/jeans-making/

http://www.historyofjeans.com/jeans-facts/interesting-facts-about-jeans/

http://staroupjeans.com.br/blog/index.php/2015/10/07/a-historia-do-jeans-nos-anos-70/

http://revistaglamour.globo.com/Moda/Fashion-news/noticia/2016/06/jeans-oito-curiosidades-sobre-peca-mais-usada-no-guarda-roupa.html

http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/negocios/20060301/pais-jeans/15066

https://www.nakedandfamousdenim.com/

http://abcnews.go.com/Lifestyle/jeans-smell-fruit/story?id=24583876

http://www.historyofjeans.com/jeans-inventor/levi-strauss/

http://www.fashionintime.org/history-jeans

Imagens:

Instagram, Levi’s, RAMONES – Photo: Michael Ochs Archives/Getty Images, Huffingtonpost.com, Getty Images, Gold miners wearing Levi’s jeans, 1882. Photo: Getty Images

 

 

 

 

 

6 Comments

  1. Amei, minha cara, amo jeans, só não durmo com ele…rsrsrs

    Adoro suas matérias!!

  2. Adorei a matéria sobre o jeans adoro usa lo com elastano….Por dar maior conforto

  3. Post top!
    Amo jeans!!!

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