Avenida Cultural Paulista

É claro que sempre tem novidade e cultura pela mais charmosa avenida de Sampa, e digrátis … bora ficar a par pra depois conferir?

No Centro Cultural da FIESP, tem a exposição 100 anos de arte Belga, coleção Simon. Oferecendo um panorama da pintura moderna na Bélgica, a mostra, conta com a coleção, adquirida ao longo de 30 anos, de Heinrich e Françoise Simon e inclui obras de Emile Claus, James Ensor, René Magritte, Paul Delvaux, Louis Van Lint, Pol Bury e Pierre Alechinsky, dentre outros.

É inevitável, e natural, que a orientação pelo gosto pessoal dos colecionadores tenha favorecido (ou mesmo excluiu) determinados pintores, mas a evolução, as características e os movimentos históricos da arte belga moderna estão representados nas obras dos trinta e sete artistas apresentados nesta exposição.  Com a curadoria de Laura Neve esta exposição é uma “celebração da arte belga moderna: a poesia, a estranheza, o mistério, seu caráter onírico e sua sátira mordaz”.

100 Anos de Arte Belga – Do Impressionismo ao Abstracionismo no Centro Cultural Fiesp, em São Paulo, até 10 de junho de 2018

Com mais uma Ocupação feminina o Itaú Cultural celebra os 90 anos da artista Angel Viana contando a trajetória de uma das pioneiras da dança contemporânea no Brasil, por meio de vídeos, fotos e documentos, a energia e a sensibilidade de uma artista que permanece plenamente ativa, no palco e na sala de aula, deixando-se instigar pelo mundo!

Nascida Maria Angela Abras, em 1928 em Belo Horizonte, filha de pais de ascendência libanesa Angel Vianna, opondo-se aos tradicionais casamentos arranjados, escolheu como marido o amigo do balé Klauss Vianna (1928-1992) que se tornou seu principal parceiro de estudos e pesquisas sobre o corpo e movimento. Os dois casaram-se em 1955 e tiveram um único filho Rainer Vianna (1958-1995) cuja vida também foi dedicada à dança

Angel é reconhecida em seu trajeto na dança – por seu olhar sensível e singular! Realizou profunda investigação voltada ao corpo e ao movimento,  com propostas corporais centradas na autonomia e nas experiências pessoais de cada indivíduo tendo seu trabalho estendido aos campos artístico, pedagógico e também terapêutico, ajudando na reabilitação de pessoas com deficiências. A partir dessa filosofia, ela inovou com trabalhos coreográficos por meio das companhias que criou: Ballet Klauss Vianna, Grupo Trans-forma, Teatro do Movimento, Profissionais Liberados e Geração Complemento – tudo isso, ela fundamenta sobre a ideia de que todo ser humano é criador e de que as particularidades individuais são a essência dessa criação!

“O que eu mais gosto é de gente, e gente é como nuvem, sempre se transforma”

Ocupação Angel Vianna até 29 de abril de 2018.

Na Japan House você curte uma interação (muito legal ) no incrível trabalho do artista plástico paulistano Oscar OiwaParaíso – Desenhando o Efêmero.

A instalação Paraíso é um desenho em 360 graus, de uma paisagem projetada pelo artista, dentro de um balão inflável em material vinílico. Os visitantes são convidados a entrar nesta obra e, assim, fazer parte deste imaginário de Oiwa, em uma integração única

O reconhecimento mundial de Oscar Oiwa pode ser observado pela presença de suas obras em acervos de museus pelo mundo como o The National Museum of Modern Art, Tokyo e Phoenix Museum of Art, USA, e também com diversas mostras individuais, e coletivas, em cidades como Londres, Nova York, Paris, Seul e Tóquio. Oiwa se apoia constantemente em desenhos para construir suas obras, algo perceptível em suas telas.

Estão expostas também três telas do artista: The Dream of the Sleeping World (2009), After Midnight (2010) e Invisible Sea (2010).

“Sempre gostei muito de desenhar, o que considero a forma mais básica de se expressar visualmente. Um lápis e uma folha em branco, não há uma mídia mais simples do que isso”

 

 “Oscar Oiwa no Paraíso – Desenhando o efêmero”  até 03 de junho de 2018

Imagens: fotos tiradas em visitas aos locais

Fontes:

http://www.itaucultural.org.br/ocupacao-angel-vianna

http://centroculturalfiesp.com.br/evento/100-anos-de-arte-belga

https://www.japanhouse.jp/saopaulo/event/Oiwa_paraiso.html

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *