Sabadão é dia de Feirinha (veja post anterior) mas também de mercado 🙂
Escondido numa pequena rua entre o Largo da Batata e a movimentada Teodoro Sampaio, no bairro de Pinheiros, fica o Mercado Municipal “Engenheiro João Pedro de Carvalho Neto”. Na década de 20 era conhecido como “Mercado dos Caipiras”, pois comerciantes de cidades do interior de São Paulo, como Piedade, Sorocaba e Itu, expunham, seus produtos naquela região.
No Mercado de Pinheiros você encontra laticínios, ovos, doces e compotas, sacolão de frutas, verduras e legumes, ervas e frutas secas, farinhas, vários tipos de feijão, grãos e cereais, floricultura e até uma tabacaria.
Você encontra também produtos avícolas, açougues e peixarias. Não deixe de passar no Box do Sr. Luiz Carlos, no primeiro andar, para um bom papo, dicas e produtos super bons para a sua feijoada 🙂
Além disto, mais recentemente, o Mercado passou a oferecer produtos que representam diferentes biomas brasileiros, como frutas, castanhas, polpas, óleos, farinhas, especiarias e temperos, que ainda são pouco conhecidos fora de suas regiões de origem – Caatinga e Cerrado, Mata Atlântica, Amazônia e Pampas.
Vale a pena conhecer os produtos e ingredientes muitas vezes surpreendentes! O pessoal é muito atencioso e vai te explicar direitinho sobre os destaques de cada região e têm ainda algumas degustações… 🙂 prove o umbu em calda, fica muito bom com doce de leite !!!
Além é claro de peças supercharmosas de artesanato destes locais 🙂
Estes boxes contam com parcerias muito especiais, na sua administração, como os renomados chefs Checho Gonzales, Rodrigo Oliveira e o sempre inovador Alex Atala e, ainda, com os Institutos ATA, Socioambiental, Auá, Central do Cerrado e o grupo Quintana.
Além de revelar a rica biodiversidade brasileira o projeto destes boxes especiais tem como intuito fortalecer as pontas da cadeia produtiva, tirando os intermediários do processo, desenvolvendo diversos projetos com comunidades locais. Age ainda como um show room para estes produtores – atraindo a atenção não só do público em geral como também para os chefs, valorizando a utilização de ingredientes nativos… legal né?
E claro você também encontra vários restaurantes para aquela “fominha” básica depois de umas comprinhas 🙂
Porém antes passe no L’Adega, para conferir as mil opções e “iniciar os trabalhos” a fim de encarar melhor as eventuais filas 🙂 e aproveita também para bater um bom papo com o Marco Borges e conhecer um pouco mais sobre a Tellura conheça e, se tiver sorte, vai encontrar o simpático Paulo do Bardu (conheça) na preparação de caipirinhas deliciosas para você conferir, na hora, esta “obra prima engarrafada” 🙂 Eu, que não sou muito fã, achei deliciosa!!!
Bom agora vamos aos “restôs” né? 🙂
Sempre concorridos o Mocotó Café saiba mais
e o Napoli Centrale tem mil opções – do Nordeste à Itália – deliciosas para você se “divertir” 🙂
O Comedoria Gonzales, oferece um dos melhores ceviches de Sampa!! Se você é fã não desanime com a eventual fila não 🙂
Se quiser fugir da tradicional espera, no Box 77 você sempre encontra um lugarzinho e uma surpresa boa nas opções de pratos rápidos, sanduiches e petiscos como queijos e “jámon”, além é claro da tradicional feijuca do sabadão 🙂 Fui de franguinho grelhado e saladinha acompanhados de uma polentinha frita… que veio deliciosamente sequinha e crocante!!!
E ai bora lá?
Fontes:
Fotos: tiradas no local e divulgação
http://vejasp.abril.com.br/materia/alex-atala-boxes-mercado-de-pinheiros
http://saopaulosaudavel.com.br/redescobrindo-o-mercado-municipal-de-pinheiros/
http://www.institutoata.org.br/pt-br/home.php
http://www.institutoata.org.br/pt-br/manifesto.php#português
http://bardu.com.br/
http://ladega.com.br/ladega.php
Endereço: R. Pedro Cristi, 89 – Pinheiros – Fone (11) 3032-3551 – Seg a Sabado.
Fiquei encantada com este mercado Re!
Depois deste post vou aproveitar mais o local…
Melhor ainda trabalhar pertinho!! eh eh
Beijo
opa é só combinar 🙂 bjs
Que maravilha Re faz anos que não vou neste mercado, mudou muito e para melhor, ótima diga. Excelente post, parabens
bjoss
é muito bom mesmo 🙂 bjs