O último trabalho do escritor Kent Haruf, o livro Our Souls at Night (em português Nossas Noites), traz um romance adorável, com uma narrativa envolvente, incluindo protagonistas nada convencionais, mas encantadores!
A versão em filme, produção da Netflix, dirigida pelo indiano Ritesh Batra, tem a presença dos queridos Robert Redford e Jane Fonda que conduzem a história, sobre estar sozinho na parte final de nossas vidas, de uma forma ainda mais leve e encantadora!
O livro que você lê em “cinco minutos” é difícil largar… e o filme, ahhhh faz bem para a alma e, por ser super hiper mega blaster fã do Robert, ouso a dizer que é melhor que o livro
Os personagens centrais são os viúvos, e vizinhos, Addie Moore e Louis Waters – que apesar de décadas vividas “tão próximos” não se conhecem – septuagenários, eles vivem sozinhos em casas grandes e vazias, e, claro, tem lá suas dificuldades de conciliar o sono durante suas, ainda mais, solitárias noites.
Durante uma inesperada visita, de Addie a Louis, ela lhe faz uma pergunta que o deixa surpreso, mas ao mesmo tempo intrigado… O que você acharia da ideia de ir a minha casa de vez em quando para dormir comigo???
Ainda meio atordoado ele responde … Tenho que pensar, está bem? Okay responde Addie, ficarei esperando você entrar em contato… e por mais estranho que lhe pareceu Louis sabia que já tinha aceitado o convite
E assim noite após noite Louis passa na casa de Addie, e, apesar, de no início a falta de intimidade pesar entre eles, vão aos poucos, sem cobranças ou obrigações, construindo uma relação de amizade com boas conversas, trocas de experiências vividas e até segredos de como foram seus respectivos casamentos bem como a relação com seus filhos.
Mas morando em uma cidade pequena, onde quase todos se conhecem, é claro que se tornam alvo do “falatório” geral…
Mas a grande cumplicidade e afinidade, entre eles, fazem com Addie e Louis se importem cada vez menos com a opinião dos outros e continuem com suas rotinas e noites de boas conversas… e boas noites de sono!!!
Mas não vá achando que é um daqueles romances água com açúcar (nada contra ok?) … a história discorre sobre a solidão e a necessidade, do ser humano, de aconchego, um cuidado um com o outro e um certo relacionamento…não necessariamente amoroso. “É alguém para contar o seu dia, para se queixar do tempo chuvoso, para dividir uma garrafa de vinho”.
Uma mudança acontece na relação deles quando Jamie (Iain Armitage) neto de Addie, precisa passar um tempo na cada dela e assim, ela e Louis, de uma forma delicada e sensível, precisam se reinventar, e relembrar os tempos de pais, para ajudar o pequeno garoto e manter a rotina que conquistaram
Só que seus filhos estão um pouco preocupados com este relacionamento. Holly (Judy Greer) apesar de um certo receio acaba encarando numa boa. Entretanto Gene (Mathias Schoenaerts) , expondo, um certo egoísmo, de seu fracassado relacionamento juntamente com uma mágoa não resolvida, interfere com mais intensidade no “não apropriado” romance
O final, tanto no livro quanto no filme é bem bonito e algo para pensarmos em como lidar quando as coisas não acontecem do jeito que queríamos….
Se quiser algo leve para aqueles dias pesados …. pegue o livro ou assista ao filme, você vai se emocionar de qualquer jeito
Nossas Noites / Autor: Kent Haruf /Tradução: Sonia Moreira /Editora: Companhia das Letras -160 pág.
Imagens e fonte: obras adquiridas e divulgação
ótima dica! Vou assistir o filme 🙂
o livro também é bem legal 🙂