Vila na cidade de Welsh – Hay-on-Wye – outdoor bookshops
Uma vila medieval (conhecida também como “a cidade dos livros”) situada no País de Gales é o lar de uma livraria aberta 24 horas todos os dias! Ao ar livre, esta charmosa livraria é gerenciada com base nos princípios de honestidade e confiança – o pagamento, pelos livros, é colocado em um pequeno cofre instalado no muro que circunda o Castelo de Hay (onde fica a livraria). Funcionando há mais de 50 anos, a Honesty Bookshop é um verdadeiro paraíso para os leitores… todos os livros são vendidos por uma libra – dizem que é isso o que desestimula o roubo! Você pode colaborar com um valor maior já que o dinheiro arrecadado vai para a manutenção e restauração do castelo de Hay, que fica num parque incrível onde os visitantes podem passar um bom tempo lendo os livros que compraram 😊
Les Bouquinistes, Paris, France
Os vendedores de livros usados (chamados Bouquinistes) que você vê ao longo do rio Sena ao redor da Catedral de Notre-Dame são um acessório parisiense. Esses “empreendedores literários” se orgulham de seu estilo descontraído, horários flexíveis e praticamente sem despesas gerais. Eles administram seus negócios como fazem desde meados do século XVI quando as “lojas” e barracas cobriam a maior parte das pontes de Paris. Atualmente existem cerca de 900 barracas e, por causa de seu início histórico, a área onde as “lojas” estão localizadas, foi declarada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Além das coleções impressionantes de livros de segunda mão, muitos oferecem também selos, cartões postais, fotos e gravuras comerciais.
Brattle Bookstore, Boston, EUA
Localizada no coração de Boston, a Brattle Book Shop tem uma história que remonta quase tanto quanto a dos comerciantes de livros parisienses. Desde 1825, a Brattle tem sido um paraíso para os amantes da literatura. Hoje, além da loja, que apresenta colecionáveis raros, volumes esgotados e várias primeiras edições, há, num beco adjacente à loja, outra “filial” …várias estantes, ao ar livre, onde você pode encontrar bons livros usados, e alguns novos, ao preço de US $ 1 a US $ 5 😊
Libreria Acqua Alta
Já falamos dela aqui… Porém como tem uma grande parte ao ar livre voltamos a falar mais um pouquinho 😊 A maior parte dos livros são usados, mas há vários novos e, também exemplares raros nas áreas de arte, cinema, história, romances, mapas e cartões-postais. Os preços, geralmente, são muito bons e você encontra ainda muitos livros sobre a cidade e clássicos traduzidos para o dialeto veneziano.
Os livros aliás são parte da decoração incluindo paredes e escadas 😊. A charmosa livraria permite que você fotografe tudo e fica aberta das 9h às 20h todos os dias – até mesmo nos dias de enchente.
Apesar de vários livros sofrerem com a umidade… a maioria fica protegida pois estão em diversas banheiras, pequenas canoas, bacias e até uma gôndola que flutuam durante as inundações 😊.
Bart’s Books, Ojai, Califórnia
Também já falamos dela aqui... A loja tem sido a preferida dos programas de turismo, documentários e fãs de livros desde a década de 60. Aberta dia e noite, todos os dias, dispõe de várias estantes ao ar livre, e é outra livraria que utiliza um sistema de honra para o pagamento dos livros – você deposita o valor num “cofre” do lado de fora ou nas latinhas de café que estão no topo de todas as prateleiras 😊.
Mobile Beach Library, Tel Aviv, Israel
Pessoas que não estão familiarizadas com Tel Aviv podem se surpreender ao saber que é um ótimo lugar para os amantes de livros. Não só existem inúmeras livrarias e 22 bibliotecas regulares, mas também há bibliotecas que trazem os livros até você enquanto desfruta de uma das melhores características da cidade – suas praias. A Biblioteca trailer está localizada em Metzitzim Beach, uma das mais populares, e possui uma coleção, de mais de 500 títulos, em cinco idiomas; inglês, árabe, russo, francês e hebraico.
Outra Biblioteca ao ar livre em Tel Aviv – A Levinski Garden Library
É uma biblioteca ao ar livre, sem paredes e sem teto, porém tem uma cobertura que “se levanta” para proteger os usuários do sol e da chuva e, também, há iluminação automática nas estantes – permitindo que os usuários permaneçam na biblioteca e continuem lendo, mesmo quando estiver escuro lá fora. Vale a pena destacar a Levinski Garden Library por seu curioso método de organização dos livros… por emoções!!! 😊 Os leitores podem descrever um livro como divertido, bizarro, chato, deprimente, emocionante, inspirador ou sentimental e cada emoção tem seu próprio código de cores – as opiniões são inseridas e, em seguida, o livro é arquivado novamente de acordo com a cor mais recente atribuída a ele. São Mais de 3000 livros em 14 diferentes idiomas.
“A ideia é que os livros vaguem na biblioteca como as pessoas fazem no mundo, e que cada pessoa possa mudar alguma coisa”
Marit Benisrael, artista que ajudou a criar a biblioteca
O Mercado de livros de Southbank – London, England
O Southbank Centre’s Book Market fica sob a Ponte Waterloo, no charmoso Queen´s Walk, em Londres e, é um dos mais famosos mercados, ao ar livre, de livros usados e antigos – está aberto diariamente, faça chuva ou faça sol, até as 19h (embora, às vezes, feche um pouquinho mais cedo no inverno 😊).
Tendas de livros, ao ar livre, em Mumbai, India
A cidade indiana de Mumbai tem desfrutado de uma cena literária próspera há bastante tempo e as barracas de livros ao ar livre – muitos vendedores simplesmente empilham suas mercadorias diretamente na calçada (as vezes esticam uma lona sobre a coleção para evitar o sol e a chuva) são parte do cenário. Tecnicamente, a maioria dessas “lojas” é ilegal operando sem qualquer tipo de licença e, por causa disso, os vendedores têm de retirar toda a sua coleção de livros todas as noites e montá-los todas as manhãs. Eles têm um diferencial interessante… ao devolver um livro que comprou e não gostou, o vendedor devolve 75% do preço que você pagou 😊