É muito mais que café …

Barista é aquele profissional especializado em cafés de alta qualidade.  Ele deve conhecer a matéria-prima, acompanhando toda a sua cadeia produtiva: formas de cultivo, os tipos de grão e as técnicas de degustação, torrefação bem como a moagem

O profissional trabalha também criando novas bebidas, baseadas em café, utilizando-se de licores, cremes, bebidas alcoólicas, dentre outros

“Latte art ou Coffee art são termos que se referem a figuras feitas, por um barista, na superfície de bebidas, feitas à base de café expresso, utilizando, geralmente, a habilidade de manipular o fluxo de leite para dentro do café (“free pour latte art”) juntamente com a utilização de uma ferramenta chamada de “Eching” (gravador, marcador) para desenhar figuras”

Há também vários cursos, dentre eles o oferecido pela Santo Grão com a Keiko Sato – uma adorável mocinha que vive, respira, torra e claro, bebe muito café… que começou como barista há mais de 6 anos e com sua dedicação rapidamente se tornou líder do bar da Santo Grão  na Oscar Freire!

E tem até uma universidade para melhor aprender esse ofício!!!

A UniOctavio – informalmente chamada de Universidade do Café – prepara profissionais que não apenas entendem como obter um bom café, mas também conhecem todo o percurso do grão entre a lavoura e a xícara! A empresa começou a ministrar cursos sobre o tema em 2010, em São Paulo, mas recentemente passou a oferecê-los “ao pé da lavoura”, numa propriedade em Pedregulho (SP), a 455 quilômetros ao norte da capital paulista, onde são colhidas anualmente cerca de 34 mil sacas de 60 quilos. Octavio Café

Uma arte realmente levada a sério!!!

Mas apesar da seriedade, tem gente que se diverte à beça… como o barista sul coreano Kangbin Lee

 que elevou a profissão, bem como a técnica, a um outro nível: Creamart

Este simpático mocinho, ele tem 26 anos, adora e curte muito o que faz e já tem mais de 150.000 seguidores no Instagram onde além das fotos de suas criações, posta vídeos do passo a passo de suas obras primas !!!

Lee, que é dono do Cafe C. Through, na Coréia do Sul, diz que nunca aprendeu, formalmente, a desenhar… mas com seus incríveis projetos de arte com café – de florzinha a pinturas de Van Gogh, não há nada que ele não possa criar… Me apaixonei!!! 

Utilizando primeiramente uma base cremosa com espuma, no “topo” da bebida, ele vai aplicando, em seguida, pequenas colheradas de variados pigmentos alimentícios e vai desenhando, com movimentos suaves e extremamente minuciosos, repetidas vezes até o resultado final

Fantástico, não? Veja como Lee reproduz, neste link , com sua “‘Creamart” a pintura “Starry Night” de Van Gogh!!!

Gente e coragem de tomar este café?

Fontes:

Imagens: Divulgação e sites consultados bem como a página Instagram do Kangbin Lee, o qual é o autor de todas as obras que reproduzi aqui.

http://thehookmag.com/2017/05/cafe-owner-creates-beautiful-cream-art-coffee-136104/

http://inhabitat.com/korean-barista-creates-incredible-works-of-latte-art/

http://mundoestranho.abril.com.br/cotidiano/o-que-faz-um-barista/

https://www.dicio.com.br/barista/

https://aventurasdabarista.wordpress.com/2015/06/22/definicao-de-barista/

http://www.santograo.com.br/cursos/

http://coffeelab.com.br/cursos/

http://www.octaviocafe.com.br/cafeologia-e-cursos/

http://revistacafeicultura.com.br/?mat=41404

http://drinks.seriouseats.com/2013/11/latte-art-basics-four-fundamentals-how-to-do-latte-art.html

 

 

9 Comments

  1. Matéria muito legal !

  2. Meu Deus um mais lindo que o outro, realmente não sei se teria coragem de desmanchar a arte, que incrível, adorei a matéria, nem sonhava com isso. Muito legal!!!

  3. Amei! Tomaria, mas com dó! 😉

  4. Amei! Tomaria sim, mesmo com peninha de estragar!;)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *