Com um Menu desses estampado na parede, você já sabe que o tratamento vai ser VIP.Em iniciativa inédita no país, abriu na Rua Augusta, quase esquina com a Alameda Lorena, em São Paulo, um Café pra lá de especial!!!
Comandado quase exclusivamente por pessoas com síndrome de Down – a princípio os atendentes irão receber apoio de voluntários, e, à medida em que forem se habituando ao trabalho, irão assumindo novas obrigações. O Chefs Especiais Café é uma materialização do trabalho de 11 anos do Instituto Chefs Especiais , uma ONG paulistana, que promove cursos de culinária para portadores de síndrome de Down
O Instituto Chefs Especiais nasceu em 2006, criado pelo casal Simone e Márcio Berti e não veio de nenhuma experiência particular além da percepção de que deveriam devolver algo ao mundo.
“A gente quis criar o projeto justamente em agradecimento à vida bacana que a gente tinha, ao fato de termos filhos perfeitos, emprego, casa, carro – essa coisa comum que a gente costuma não dar valor e acha que é uma obrigação do mundo dar para gente. Nós sempre agradecemos muito, foi assim chegamos até aqui”
Estávamos há tempos procurando por um local e acabamos aqui na Augusta, um espaço onde ficam todas as tribos – é a pura essência da inclusão!!! comenta Simone. O café Chefes Especiais fica na entrada da descolada galeria espaço cedido pelo empresário Tedd Albuquerque, que deixará de servir cafés e sobremesas no restaurante, justamente para que os seus clientes deem preferência ao “Chefs Especiais”
“Negócios e solidariedade precisam andar juntos. Este café representa uma quebra de paradigma e esperamos abrir caminho para muitos outros espaços inclusivos. É um orgulho abrir as portas para esse trabalho”, declara Tedd Albuquerque.
Como na unidade da Praça Benedito Calixto veja post anterior , no restaurante Como Assim?! você também encontra boas opções no menu e o espaço ainda tem lojinhas
À “frente do Café” estão Rodrigo Botoni, 39, Luiza Camargo, 19, Danielle Carnevale, 22, e Maria Carolina, 23, que foram treinados pelo Instituto Chefs Especiais – o qual irá supervisionar os trabalhos no café, porém, mesmo com este acompanhamento os atendentes e baristas, todos portadores de síndrome de Down, são remunerados e sendo funcionários são cobrados como tal – precisam chegar e sair no horário, todos têm as responsabilidades comuns!!
“O trabalho será no tempo e no ritmo deles. Não importa se formar fila, se tiver cliente estressado, as pessoas precisam entender que será uma experiência diferente e estarem abertas a ela”, declara Simone Berti, do instituto Chefes Especiais.
Para Rodrigo o Chefs Especiais Café é seu segundo trabalho – trabalhava antes em uma papelaria, e, assim, se diz tranquilo “já tenho experiência para lidar com o público” !!!. Além do Rodrigo, o café conta com dez estagiários rotativos (cada um vai um dia da semana) e deve ganhar outro funcionário fixo em breve, e, sob a supervisão do simpático, Amauri o tratamento é sempre atencioso!!!
“Pessoas com Down têm possibilidade de fazer tudo, o que falta a elas é oportunidade! Estar neste ambiente é um passo muito importante para tentar diminuir estigmas de coitadinhos, de incapazes. O símbolo da caveira no colete, segundo Simone, além de um símbolo para representar que somos todos iguais tem também uma pegada meio hard core/rock and roll, meio “bad boy” – mas totalmente do bem”
Vários parceiros ajudaram a viabilizar o café, que terá a maior parte de seus produtos – tortas, quiches, salgados, pão de queijo, croissant, etc, produzidos também por pessoas com Down, e a renda revertida para outras atividades inclusivas.
E também tem chá com bolo
E para aqueles que não dispensam um “café de coador” vão adorar a experiência de triturar os grãos, coar e assim preparar, na hora, seus próprios cafés
Vai lá
Café Chefs Especiais
Rua Augusta, 2559 – Jardins – São Paulo/SP / Horário: segunda à sexta das 10h às 18h30 /Fone: +55 (11) 99122-7780
Fontes:
Imagens: divulgação e tiradas em visita ao local
https://www.chefsespeciaiscafe.com.br/
http://chefsespeciais.wixsite.com/chefs
https://www.freetheessence.com.br/nova-economia/criativos/cafe-chefs-especiais-sindrome-de-down/
http://www.feiracomoassim.com.br/restaurante.html
http://www.movimentodown.org.br/sindrome-de-down/o-que-e/
https://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/sindrome-de-down/
https://downsyndrome.ie/
Parabéns por essa excelente iniciativa!! Uma beleza de café, quero conhecer
vai sim Cris, é bem gostoso :-), obrigada bjkas
Que legal esse post, passei lá sábado e adorei!!
que bom Mi, também gostei em todas as vezes, até aprendi a fazer café carioca… e eu nem gosto de café rsrsrsrs
Vou la tomar um com leite rsrs… Ótima matéria.
eles vão gostar 🙂 obrigada, bjs
Seu blog está bem legal! Parabéns.
bjs
Rosane
ah que fofa Obrigada Re 🙂
Deve ser uma delícia! Quero experimentar!!
Adorei a dica!!
bora combinar 🙂 bjs