Em Bilbao, na Espanha, o Centro Cultural Azkuna Zentroa, numa área total de 43 000 m², conta com salas de cinema, auditório, centro de lazer e uma bem equipada biblioteca. O edifício principal, construído entre 1905 e 1909, deve o seu nome à sua função original: um armazém de vinho (em castelhano: alhóndiga). O espaço foi projetado pelo designer francês Philippe Starck. Criador e produtor de ideias incansável, aliado a uma imaginação incrível, Starck deixou uma parte de si mesmo no projeto transformando o espaco num inovador ponto de referência no cotidiano dos cidadãos.
I like to open the human mind’s doors
(“Eu gosto de abrir as portas da mente humana” – Philippe Starck)
As colunas do edifício são realmente impressionantes…
E a escolha dos materiais, para fabricá-las é uma viagem através da história das matérias-primas… simbolizando os tempos antigos: com mármore, tijolo, madeira, bronze bem como pedra Lecce e terracota vidrada e para os tempos modernos o cimento e o aço. Os 43 pilares, que sustentam os 3 edifícios de Azkuna Zentroa, simbolizam as milhões de colunas e a infinidade de culturas, arquiteturas, guerras e religiões pelas quais o homem passou ao longo da história e também são uma homenagem ao artesanato, à atenção aos detalhes, à maneira mais tradicional de se trabalhar, embora as técnicas modernas tenham sido empregadas em sua fabricação. O cenógrafo italiano Lorenzo Baraldi, foi o responsável por materializar a visão cinematográfica de Philippe Starck deste espaço.
A inovadora Biblioteca BBK, ou melhor a Mediateca😊 oferece atividades socioculturais que contribuem para o desenvolvimento pessoal e dinamização das relações humanas em torno de três eixos estratégicos – a divulgação científica, a leitura e escrita e a inovação tecnológica, incentivando não somente a busca por conhecimento, mas também pela produção do mesmo. São mais de 300.000 empréstimos, anuais, em seu acervo que dispõe de mais de 70.000 títulos em diferentes formatos – uma coleção multidisciplinar atualizada com acesso livre para todos os cidadãos aberta inclusive nos finais de semana!!!
A magnífica piscina com fundo de vidro, construída em substituição a uma parte do teto do edifício, traz a marca da “ousadia” de Philippe Starck.