Adoro essas iniciativas que ajudam pessoas . A gente já falou AQUI de vários brazucas que criaram aplicativos que estão ajudando muitas pessoas por aí e pelo mundo… como o Hand Talk e o Livox
Bora ver mais uma criação Brasileira?
O objetivo do aplicativo é estimular a linguagem e a alfabetização de crianças portadoras do transtorno do espectro autista (TEA). Brainy Mouse (Rato Inteligente ou Rato Atrevido em português) é um aplicativo, para celulares e tablets, em formato de jogo, que de forma lúdica auxilia os pequenos neste processo de aprendizagem.
A partir do último Manual de Saúde Mental – DSM-5 (um guia de classificação diagnóstica) o Autismo e todos os distúrbios, incluindo o transtorno autista, transtorno desintegrativo da infância, transtorno generalizado do desenvolvimento não-especificado (PDD-NOS) e Síndrome de Asperger, fundiram-se em um único diagnóstico chamado Transtornos do Espectro Autista – TEA – estima-se que 3 milhões de brasileiros são autistas.
A brasileira Ana Paula Sarrizo presidente da Brainy Mouse Foundation, criou o aplicativo após 4 anos de pesquisa – um jogo interativo que estimula a compreensão e desenvolvimento da linguagem, um dos maiores desafios para aqueles que convivem com os autistas – além da versão em inglês recentemente, disponibilizaram a versão em português.
“Imagine as dificuldades que já enfrenta uma pessoa autista, em um mundo que não está preparado para lidar com suas diferenças. Agora imagine um adulto autista e que ainda por cima não sabe ler e escrever”.
O objetivo do jogo, que trabalha a leitura da esquerda para direita; formação de palavras usando sílabas; interação com cores; sons e outros “dispositivos cognitivos”, é o desenvolvimento da linguagem – um dos maiores desafios para a educação dos autistas, no mundo inteiro.
De forma bem amigável e interativa, a criança customiza seu ratinho, além de ser desafiada a conseguir “cheesecoin”, uma espécie de moeda virtual que é utilizada no aplicativo – uma das principais apostas do Brainy é a mecânica que tem como objetivo trabalhar, de forma inconsciente, a atitude de pedir ajuda ao próximo, e assim estimular essa ação no dia a dia.
A história acontece em um restaurante, representado por países – cada restaurante é detalhadamente decorado com os utensílios, cores e layout customizados conforme a cultura e referências do país. A criança precisa coletar as sílabas espalhadas no restaurante sempre da esquerda para direita, formando as palavras indicadas no menu de tarefa do prato determinado e assim completar todo o menu do cardápio para passar à próxima fase… isso tudo sem permitir que o chefe cozinheiro capture o jogador
Enquanto brinca a criança está aprendendo e sendo estimulada em suas habilidades cognitivas através da observação das cores, sons e imagens. A presença surpresa do simpático ratinho é o grande diferencial do jogo, pois quando acionado pela criança, seja para ajudá-lo a escapar do chefe ou para encontrar as sílabas, ela está interagindo e socializando-se
O aplicativo é pago e está disponível para compra e download para os sistemas operacionais Android e iOS.
Imagens: sites consultados
Fontes:
https://www.autismo.org.br/
http://brainymouse.org/pt-br/
https://saude.abril.com.br/familia/autismo-veja-como-identificar-seus-primeiros-sinais
http://emais.estadao.com.br/noticias/comportamento,brasileira-desenvolve-aplicativo-que-ajuda-criancas-com-autismo,70002254131
https://www.vittude.com/blog/autismo/