Livros, Bibliotecas…
Eu avisei que estes assuntos iriam aparecer com frequência pois sou daquelas que sempre “acha” uma biblioteca, em algum canto, para conhecer 🙂 Passar por bibliotecas e livrarias sem dar uma paradinha é ficar na sofrência!!!
Qualquer post ou notícia envolvendo esses assuntos chama atenção e assim acabei me deparando sobre mais um artigo de projetos e bibliotecas “diferentes” e, pesquisando mais a fundo, a fim de conferir artigos e fontes, selecionei algumas “fixas” ou “itinerantes” muito interessantes e divertidas. E para aqueles que acham que só acontecem por aí, tem exemplos brazucas também:-)
Ah claro tem vários outros exemplos, novidades, etc… apenas selecionei algumas que me identifiquei e consegui verificar maiores detalhes e fontes!
Seja de van, bicicleta, trem, barco ou até mesmo de “camela”, não há barreira que impeça os livrinhos de circularem por aí… e é claro que com a ajuda de pessoas bem especiais!
Bora conhecer algumas 🙂
COLOMBIA
Criado há 15 anos o projeto Paradero Para Libros Para Parques da Fundalectura fica abertos nos finais de semana com monitores que incentivam os frequentadores a retirarem um título. Existem 47 unidades, dentre os principais parques de Bogotá, e funciona, é claro, com a ajuda de voluntários. Cada um abriga em torno de 350 livros, tanto para adultos quanto para crianças.
http://www.bilinguallibrarian.com/2010/02/21/paradero-para-libros-para-parques/
BRASIL – São Paulo
O Livro na Faixa é um programa da SPTrans e da Coordenadoria Municipal de Bibliotecas e tem instaladas estantes com livros, em 12 terminais de ônibus para estimular o compartilhamento gratuito dos títulos e não é preciso ficar “sócio/membro” é só escolher o livro, ler e devolver o mesmo, ou outros, às estantes. São mais de 30 mil títulos à disposição.
http://www.sptrans.com.br/livro/
BRASIL – Curitiba
O Bondinho da Leitura dispõe, além de um espaço super charmoso, um acervo literário com mais de 2.500 obras que estão disponíveis para empréstimo gratuito e sem muita burocracia, bastando apresentar um documento de identificação e informar o endereço correto.
http://www.centrohistoricodecuritiba.com.br/bondinho-da-rua-xv-de-novembro/
BRASIL – Piracaia
Em Piracaia, lá no interior de Sampa – com casinhas de madeira inspiradas no projeto Little Free Library – foi inaugurado, em 2014, o Projeto Piracaia na Leitura. O projeto é comunitário e sem burocracia ou exigência de cadastros, qualquer pessoa pode escolher um livro, levar para casa e devolver quando terminar.
http://www.piracaia.com/piracaia-na-leitura-minibibliotecas-nos-pontos-de-onibus-de-piracaia/
Little Free Library – entidade sem fins lucrativos, baseada em Wisconsin – USA, que dá suporte mundialmente ao movimento de criar “casinhas” para as comunidades locais oferecendo gratuitamente vários tipos de livros. Vejam estes exemplos, abaixo, bastante criativos!
https://littlefreelibrary.org/history/
PORTLAND
O objetivo desta “Bicioteca” da Street Books, é facilitar aos moradores de rua o acesso aos livros. Criado em 2011 funciona de terça a sexta em vários locais de Portland e tem uma incidência muito pequena de livros “perdidos”. O controle é feito através de um “cartão de biblioteca” que os usuários preenchem (nome e local) e deixam na “biblioteca”. Eles também são encorajados a se deixarem fotografar com os livros escolhidos, por ocasião da devolução, e suas fotos ficam expostas no “Mural dos Usuários” no site da Street Books, deem uma olhadinha é muito legal 🙂
http://streetbooks.org/
http://streetbooks.org/chronicle/
PORTUGAL
A van, ou melhor, a “carrinha” azul é cheia de obras portuguesas, traduzidas em diversos idiomas. O projeto chama-se Tell a Story, que dispõe de mais de 300 obras e circula pelos pontos onde há maior número de turistas em Lisboa a fim de promover e facilitar o acesso à obras dos importantes autores do país.
https://jornalistasusanaribeiro.wordpress.com/2014/01/02/tell-a-story-levar-portugal-num-livro/http://www.tellastory.pt/
MONGÓLIA
Por mais de 20 anos este determinado poeta, Senhor Jamba, e sua biblioteca móvel – Mongolian Children’s Mobile Library – viajaram mais de 80.000 quilômetros através de todas as províncias da Mongólia e contou com ajuda de sua esposa e filho! Eita família iluminada né? 🙂
https://www.theguardian.com/books/2015/apr/12/improbable-libraries-alex-johnson
http://www.papertigers.org/personalViews/archiveViews/DJamba.html
htps://www.thetrumpet.com/article/12152.24.169.0/world/the-camelback-library
Photograph: Jambyn Dashdondog/Mongolian Children’s Culture Foundation/Go Help
BULGARIA
Há duas “Beach Library” na cidade de Albena, uma que fica entre dois hotéis o Gergana e o Slavuna e outra em frente ao Kaliakra hotel. As bibliotecas dispõem de mais de 6000 livros em 15 diferentes idiomas e engloba todos os gêneros: suspense, crime, romances, historia, memórias, etc. e, claro, destaca a literatura Búlgara. Tem até serviço de “personal booker” que auxiliam qual melhor título para as suas férias 🙂 Seu uso é gratuito e os turistas são incentivados a deixar um exemplar ao partirem.
http://albena.bg/en/pages/beach-library.html
E as “Telefonetecas” exemplos da Hungria, Alemanha e Inglaterra, respectivamente.
E as nossas lindas “Gelatecas” espalhadas por esse Brasil? 🙂
Bibliotecas, Livros…
E vocês sabem que pesquisando acabamos indo, muitas vezes, para “outras paragens” e comigo não foi diferente… Mas calma, não iriei me estender muito… escolhi apenas algumas lindas do coração só para encerrar em grande estilo:-)
Trinity College
Na Trinity dá para você ficar horas, horas e horas a descobrir mil livros fantásticos de todos os tamanhos imagináveis… confesso que quase tive que colocar um babador!!
Os 65 metros de comprimento da câmara principal da antiga Biblioteca – Long Room –, construídos entre 1712 e 1732, são impressionantes, ainda mais pelo acervo que abriga: 200.000 dos mais antigos livros da Biblioteca!
É claro que eu tinha que ver o Livro de Kells – Leabhar Cheanannais e claro que fica dentro de um vidro gigante de proteção e com mil restrições para fotos, mas ainda assim uma das mais inesquecíveis experiências!!!
Mas não se preocupem tem uma lojinha… com cada marcador de livro…
O livro, de 680 páginas, é um manuscrito ricamente ilustrado feito por monges celtas por volta do ano 800 D.C., em latim, e contém os quatro Evangelhos do Novo Testamento, além de notas preliminares e explicativas e diversas iluminuras.
Book of Kells – referência MS A. I. (58).
https://www.tcd.ie/Library/
https://www.tcd.ie/Library/about/history.php
https://www.tcd.ie/visitors/book-of-kells/
Nova Biblioteca da Universidade de Aberdeen – Esta é o top da minha To-go-list 🙂
A Universidade foi criada em 1495 e sua nova biblioteca inaugurada em 2012 e abriga mais de um milhão de livros e manuscritos, em 15m². Dispõe de 1200 espaços de leitura entre as áreas dos arquivos, coleções históricas e ainda uma sala de leitura para livros raros. São mais de 14 mil alunos de diversos países sendo a maioria mulheres!!!
http://www.archdaily.com/276161/university-of-aberdeen-new-library-schmidt-hammer-lassen-architects
http://www.abdn.ac.uk/library/
http://www.telegraph.co.uk/education/0/university-of-aberdeen-guide/
Bodleian Library (Oxford, Inglaterra)
Com uma coleção das mais importantes a Biblioteca Bodleian, aliás um conjunto de bibliotecas, é uma das mais antigas da Europa e na Grã-Bretanha é a segunda em tamanho e perde apenas para a Biblioteca Britânica (que se diga também é ma-ra-vi-lho-sa!). Foi aberta pela primeira vez para os estudiosos em 1602, e têm, além do magnífico acervo, os des-lum-bran-tes prédios históricos!
Radcliffe e Divinity
Bodleian Entrada Sul
http://www.bodleian.ox.ac.uk/about-us/history
http://www.bodleian.ox.ac.uk/about-us/librarian
Ah claro não dá para não mencionar…. nossa linda Biblioteca Nacional !!! Com mais de 200 anos de história e uma coleção em torno de 9 milhões de itens, dentre os acervos de Cartografia, Iconografia, Manuscritos, Música e Arquivos Sonoros, Obras Gerais, Obras Raras, Periódicos, Obras de Referência e Coleções!
Você não paga nada para entrar e ainda conta com visitas monitoradas! Fica no centro do Rio, fácil de ir, inclua na agenda já! 🙂
https://blogdabn.wordpress.com/tag/visita-guiada/
https://www.bn.br/
E vocês já visitaram alguma destas ou alguma outra maravilhosa? Podem contar okay? 🙂
Se quiser conhecer mais:
The International Board on Books for Young People (IBBY) – http://www.ibby.org/485.0.html
Rooms to read – https://www.roomtoread.org/OurPrograms
Programa de Bibliotecas Rurais – http://www.mda.gov.br/arcadasletras/
Bibliotecas Impressionantes: http://www.megacurioso.com.br/arquitetura-e-engenharia/39560-conheca-as-12-bibliotecas-mais-impressionantes-do-mundo-galeria-.htm
Architectural Digest Bibliotecas Magníficas: http://www.architecturaldigest.com/story/most-beautiful-libraries-trinity-college-mushashino-bodleian-sainte-genevieve-article
Bibliotecas famosas: http://super.abril.com.br/30-bibliotecas-famosas-mundo-afora
Bibliotecas Geladeiras: http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cidades/educacao/noticia/2015/06/21/projeto-transforma-geladeiras-velhas-em-bibliotecas-186682.php
Imagens:
Sites consultados, acervo pessoal e Pinterest
Matéria sensacional!
🙂 bjs
Viajei junto!!! Quero mais ! 😉
bora escrever ? 🙂
Compartilhei com as alunas de meu curso Gerenciamento de acervos no século XXI, pela Content Mind, para inspiração e motivação! As fotos das bibliotecas da China, Brasil e Espanha já haviam sido mostradas em nossa 1a aula. Muita sintonia, amiga! E vc está ótima na foto da BB. Nacional. Obrigada, bjss
Rosane
Uau que legal fico muito feliz, obrigada obrigada obrigada
este post foi sobre bibliotecas publicas
fiz outro sobre bibliotecas (publicas e privadas) e também um sobre livros sobre bibliotecas que também é bem legal, tenho as obras comigo caso precise mostrar esta as ordens okay bjkas 🙂
Bibliotecas… livros, parte 2
Bibliotecas pelo mundo