Situada em New Raven, Connecticut, nos Estados Unidos, A Beinecke Rare Book & Manuscript Library contém os principais livros raros e manuscritos literários (dentre eles um exemplar da Bíblia de Gutemberg) pertencentes a Universidade de Yale e serve como centro de pesquisa para alunos, professores e outros estudiosos, sejam eles afiliados à Yale ou não. Os materiais não circulam, porém podem ser usados na Reading Room, após o devido registro na Biblioteca.
Ketubah – é um contrato de casamento padrão requerido pelas leis judaicas em que o noivo oferece à noiva, no dia de seu casamento. Destina-se a proteger a mulher, principalmente estabelecendo as obrigações financeiras do homem para ela em caso de divórcio ou viuvez
Um dos maiores edifícios do mundo dedicado inteiramente a livros e manuscritos raros, a Biblioteca Beinecke tem espaço na torre central para 180.000 volumes e nas “pilhas de livros” subterrâneos para mais de um milhão de volumes. Os controles de temperatura e umidade garantem que os materiais armazenados estejam protegidos para futuras gerações.
O edifício, de mármore de Vermont, granito, bronze e vidro, foi projetado por Gordon Bunshaft, da firma Skidmore, Owings e Merrill e sua construção teve início em 1960 sendo concluída em 1963. Os painéis de mármore do exterior filtram a luz para que materiais raros possam ser exibidos sem danos.
Desde a sua abertura em 1963, o exterior de mármore da Biblioteca Beinecke manteve oculto os textos mais obscuros de Yale e isto convidou a especulação de visitantes e estudantes criando diversos mitos e lendas que circulam até hoje no Campus – como por exemplo, de que o sistema de extinção de incêndio da biblioteca removeria o ar das pilhas de livros o que faria com que qualquer bibliotecário (que estivesse lá dentro) tivesse uma morte lenta por asfixia
De acordo com Stephen Jones, chefe do serviço de atendimento da Biblioteca, esta lenda tem um fundo de verdade pois o sistema deles, de proteção contra incêndio, em vez de utilizarem sprinklers de água – que prejudicariam as coleções de livros raros, dispõem de uma combinação de gases (Halon e Inergen) que seria bombeada para as pilhas a fim de extinguir o incêndio. Essa combinação reduz a porcentagem de oxigênio, para conter a propagação, porém não o suficiente para matar qualquer bibliotecário!
Outra curiosidade desta magnífica Biblioteca… livros congelados!!!
As “pilhas” interiores cercadas por vidro que abrigam as delicadas coleções da Biblioteca Beinecke (conhecida como a “Torre”) são herméticas – para retardar o processo de envelhecimento dos livros. Em meados da década de 70 apresentou problemas quando uma infestação por “bookworm”, a qual não poderia ser atacada com a pulverização tradicional de inseticidas
As larvas deste besouro (Xestobium rufovillosum) são xilófagas – comem madeira e papel, e são consideradas uma das piores!
Para resolver o problema, a biblioteca trabalhou com o entomologista Charles Restington, o qual recomendou que os livros afetados fossem embalados em plástico e congelados a menos 33 graus por três dias. Mesmo tendo levado dois anos e meio para finalizar, o processo funcionou! E, desde então, este processo é utilizado para todas as novas aquisições da Beinecke Library – e também por algumas bibliotecas de livros raros no mundo!
Ahhh #SempreLivros !!!
Fontes:
http://beinecke.library.yale.edu/
http://www.archdaily.com/65987/ad-classics-beinecke-rare-book-and-manuscript-library-skidmore-owings-merrill
http://www.hrc.utexas.edu/conservation/resources/insects/
http://penandthepad.com/bookworm-insect-treatment-6152445.html
http://brbl-dl.library.yale.edu/vufind/Search/Results?lookfor=Art%20of%20the%20Ketubah&type=tag
http://yaledailynews.com/blog/2010/02/04/myths-abound-about-beinecke/
http://museumpests.net/solutions-low-temperature-treatment/
Imagens: Beinecke Library
Que biblioteca linda
Tb adorei Thais
Nossa que lugar lindo!!!
Amei!!
Legal né?
Além de conhecer uma biblioteca muito bonita, fiquei sabendo de coisas muito interessantes.. parabéns mais uma vez pela matéria.
Obrigada Cris !! Bjs
Cool! 🙂
Amei saber de tudo isso!:)
Tanx!
Amei o post Renata
Obrigada Michele!