Folhas secas que se transformam em arte e poesia… conheci o trabalho da Clarice Borian com o Mauricio do programa Decora e me apaixonei….
O que me fez procurar saber um pouco mais sobre essa simpática pessoa… Clarice é uma querida e bastam 5 minutos de “papo” para ela cativar você
Esta sensível artista, depois de passar quase 20 anos trabalhando com a confecção de roupas, resolveu vender sua empresa e, literalmente, foi em busca de novos ares. Mudou de um apartamento para uma “casinha” mais aconchegante, iluminada, e claro, com a natureza bem mais pertinho – precisava de um novo olhar e uma boa dose de inspiração!
O bordado sempre esteve presente na vida dela… Em 2014, observando várias árvores secas nas redondezas, devido à crise hídrica, ela resolveu bordar nas folhas caídas a palavra gratidão e pendurá-las de volta nos galhos com a ajuda de arames. Fez o mesmo durante uma exposição de artistas têxteis em Belo Horizonte, porém, desta vez, Clarice deu as folhas bordadas de presente para as pessoas que passavam pelo evento. E foi assim seu trabalho começou a ficar conhecido – “desde o dia que aprendi a usá-la (a palavra gratidão) nunca mais faltou motivos para agradecer”
Clarice conta que este trabalho surgiu da intenção de sentir a vibração da natureza e da palavra, e somar a essa força a delicadeza do bordado… “cada folha e bordado são únicos, procuro sentir e ancorar as palavras para cada situação
Para o preparo das folhas que consiste em lavá-las com água e sabão neutro é preciso paciência e muita delicadeza para evitar que elas se quebrem. Para bordar faz uso de diferentes tipos de linhas e lãs… “É o oráculo das árvores onde a folha escolhe a palavra e a palavra escolhe a cor” .
Quando participa de eventos de plantio de Árvores, que ela a-do-ra, costuma realizar oficinas para ensinar sua delicada técnica de bordado e assim … “fazer algo que trabalhe a consciência sobre as Árvores e folhas, ampliando o olhar sobre a natureza e a simplicidade”.
Ela trabalha também como consultora para “ajudar a criar produtos com alma” – o mundo ficou duro e árido, precisamos fazer coisas leves com vida”
O fotógrafo Lufe – outro querido – fez um vídeo super legal da Clarice e suas folhas vale conferir Life by Lufe
É como dizia o poeta… Gentileza, gera Gentileza
Obrigada Clarice
Fonte e imagens Clarice Borian (conheça)
Muito interessante e criativo esse trabalho… Ela coloca muuito sentimento no que faz. Muito bonito
coloca mesmo Cris… e fica mara né? 🙂 bjs
Oi Clarice que lindo seu trabalho, gostaria de oferta-las em minhas bodas de Prata como faço para adquirir este mimo.
Bjs e obrigada!
Oi Katia realmente o trabalho da Clarice é maravilhoso… entre em contato diretamente com ela, no post tem o link okay? bjs