UltraViolet light my way …

A PANTONE – empresa americana referência mundial na consultoria de cores,  elegeu o Ultra Violet (18-3838) como a trend colour para 2018

Roxo, púrpura, violeta, …muitos nomes para esta cor Vamos facilitar um pouquinho?

roxo ou violeta = mistura equilibrada das cores primárias vermelho e o azul

púrpura e magenta = mais vermelho nesta mistura

lilás e lavanda  = mais azul nesta mistura

Esta cor simboliza o equilíbrio entre a matéria e o espírito, a terra e o céu, os sentidos e a razão, a temperança, a lucidez e as ações refletidas; tem o poder de transmutação e transformação  Rege o sétimo Chakra do corpo – o chamado Coronário, localizado no topo da cabeça e diretamente ligado à espiritualidade…

Simboliza também a nobreza uma vez que a cor púrpura, para tingir tecidos, se manteve rara e muito cara até meados do século XIX, – por séculos, esse que foi um dos mais importantes pigmentos naturais da antiguidade, era obtido através de algumas espécies de molusco nativos do Mar Mediterrâneo. Em 1856, o jovem químico inglês William Henry Perkin criou, acidentalmente, um composto sintético roxo durante uma tentativa de sintetizar o quinino – uma droga usada contra a malária, e, observando que o composto podia ser usado para tingir tecidos, patenteou e começou a fabricar como anilina roxa e púrpura de Tiro – fez uma grande fortuna com isso!!!

Suas cores (variações) também têm um profundo efeito sobre a mente e assim utilizadas para acalmar e tranquilizar pacientes nas mais diversas terapias.

Criativa, imaginativa, Ultra Violet ilumina o caminho do que ainda está por vir…

Para a igreja católica o roxo, juntamente com o dourado, é utilizado nas cerimonias da sexta-feira santa – simbolizando a morte enquanto passagem e, é com o mesmo significado que esta cor também é associada à doutrina espírita.

Foi bem popular para a geração dos anos 60/70 – criando-se até a cor Roxo Psicodélico, mais brilhante Dizem que era a cor favorita de Jimi Hendrix… e como esquecer do Prince?!! Purple rain… Purple rain…

Além da cor da magia, da teologia, da terapia é também a cor do feminismo, do movimento gay, do poder, da penitência, da sobriedade e até da Biblioteconomia

Assim, em um ano regido por Júpiter (traz progresso, melhoria e crescimento !!!) vamos poder usar, ousar e abusar dos variados tons, elegantes e exuberantes, desta cor nos mais diversos “produtinhos”… tem até cápsula de café espresso!!!

Mas e fora das passarelas como usar?Você pode apostar em looks monocromáticos ou numa combinação com azul marinho, bege, branco, preto ou cinza – para um efeito mais elegante e clássico, ou ainda apenas abusar dos acessórios e assim criar um visual mais fashionista! Se quiser aquele look Pah! invista na mistura com laranjas, vermelhos, verdes e amarelos… os azuis mais claros e as variantes do roxo, como magenta e lilás também dão ótimos resultados

Então Feliz Ano Novo  que a cor de 2018 possa refletir mais amor, respeito, empatia e cuidado com as pessoas, animais e o planeta

Fontes:

Imagens: Pantone, divulgação, pinterest

http://pantone.com.br/cor-do-ano/2018/

https://followthecolours.com.br/gotas-de-cor/roxo-50-curiosidades-que-voce-nao-sabia-sobre-cor/

https://www.chemheritage.org/historical-profile/william-henry-perkin

https://www.coral.com.br/pt/inspiracao-de-cor/violeta-e-roxo-qual-e-a-diferenca

https://www.todamateria.com.br/cores-secundarias/

http://www.significadodascores.com.br/significado-do-roxo.php

https://www.estudopratico.com.br/quais-sao-os-tons-da-cor-roxa/

 

 

3 Comments

  1. Amo roxinho

  2. Eu curto um roxo, e já usei muito, dos pés a cabeça…rsrsrs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *