Programa para o findi

Você já foi ao Instituto Itaú Cultural na Avenida Paulista?

IC fachada

Como eles mesmos se definem…  um instituto voltado para a pesquisa, produção de conteúdo e mapeamento, incentivo e difusão de manifestações artístico-intelectuais, contribuindo assim para a valorização da cultura de uma sociedade tão complexa e heterogênea como a brasileira.

Eles disponibilizam uma biblioteca, cujo acervo conta com 9 mil livros, 400 obras de referência, 13 mil catálogos de arte e mais de 600 títulos de DVDs de filmes e documentários de arte e artistas brasileiros. Entretanto, desde 2015, passou a atender em um novo formato e, assim artistas, pesquisadores e estudantes de arte que desejarem acessar gratuitamente o acervo, devem fazer um agendamento enviando nome, telefone para contato e o assunto que pretendem pesquisar através do e-mail biblioteca@itaucultural.org.br .

Está disponível também a Enciclopédia Itaú Cultural, que conta com mais de 5.600 verbetes, divididos em biografias, comentários críticos e análises históricas de pessoas, grupos, instituições, eventos e obras, além de definições sobre termos e obras também de artistas brasileiros.

Dia 21 de junho, a partir das 19 horas, será lançado um projeto bem interessante “O Obscuro Fichário dos Artistas Mundanos”, contemplado pelo projeto do IC  “Rumos  2013-2014”.

IC Fichario

O evento contará com uma palestra, para explicar o processo de elaboração do material coletado, e também, com a presença do pesquisador e professor Durval Muniz de Albuquerque Júnior e da jornalista Clarice Hoffmann. (será disponibilizado interpretação em Libras – Língua Brasileira de Sinais).

Este projeto reuniu vasto material, referente às observações do Departamento de Ordem Política e Social de Pernambuco (Dops/PE) entre os anos de 1934 e 1958, em Recife, na época de Vargas, que incluem fichas de atores, músicos, estrangeiros e até mesmo estabelecimentos em um fichário, reconstruindo a história das 429 pessoas investigadas bem como um panorama da cidade durante este período.

A entrada é gratuita e a distribuição de ingressos é feita no mesmo dia, algumas horas antes, confirme antes de ir!

No espaço Olavo Setubal você encontra a Coleção Brasiliana e Numismática. Um dos maiores acervos corporativos de memória histórica e visual brasileira. A Brasiliana Itaú soma 2.529 itens, desdobrados em cerca de 5 mil iconografias – de pinturas do Brasil holandês até as primeiras edições dos mais conhecidos álbuns iconográficos produzidos durante o século XIX sobre o país, bem como livros de artistas ilustrados do século XX, obras de arte, objetos, cartografias, documentos manuscritos.

IC Olavo***

A coleção Numismática dispõe,  além das raras moedas, medalhas, condecorações, manuscritos, documentos, livros, periódicos e caricaturas.

Tem ainda o restaurante PanAroma  que conta com um cardápio formado por pratos da cozinha contemporânea e também com opções de saladas e sobremesas. Funciona das 11h às 15h de segunda a segunda. (fora do horário de almoço o espaço funciona como um café)

IC Restaurante

E olha que tem mais!!  Paralelamente à programação do Fim de Semana em Família, o Itaú Cultural promove duas atividades dedicadas à criançada, o Cantinho da Leitura e a Feirinha de Troca de Livros, Gibis e DVDs que têm como objetivo estimular a criatividade e promover uma oportunidade de aprendizado aos “baixinhos”.

IC feira livros

Participando da Feirinha de Troca, eles também podem conhecer e levar para casa uma nova história, bastando trazer uma obra infanto-juvenil  (como livro, gibi e DVD) para trocar por outra, escolhida entre os materiais disponibilizados pelo instituto. O espaço conta ainda com a ajuda de monitores e de voluntários do Programa Itaú Criança e as duas atividades acontecem todos os sábados e domingos, das 13h30 às 16h, e é digrátis !!!

Como diz a amiga Laine… É fácil amar São Paulo, fica a dica 🙂

E sempre tem coisa boa acontecendo por lá, como exposições, mostras audiovisuais, espetáculos de dança e teatro, shows, seminários e cursos, todos gratuitos. Acesse o site e fique por dentro da programação e saiba mais sobre os projetos que estão acontecendo por todo o País!

Instituto Itaú Cultural – www.itaucultural.org.br

Av. Paulista 149 São Paulo [Estação Brigadeiro do metrô]

Fone (11) 2168 1777

Fontes:

home

http://enciclopedia.itaucultural.org.br/

http://obscurofichario.com.br/

Imagens:

Fotos divulgação e ***Foto Andre Seiti

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *