Ocupação Laura Cardoso

O Instituto Itaú Cultural  comemora 30 anos de atividades neste ano e, para celebrar, dá início a uma série de reflexões sobre o nosso tempo e sociedade e como esses temas podem ser abordados sob a perspectiva da arte e da cultura brasileiras.  A 33ª edição do programa Ocupação, iniciada em 22 de fevereiro, lança uma sequência de mostras que valorizam a energia, o poder de ação e o vigor criativo de importantes mulheres do cenário artístico do país.

E a homenageada de estreia é a grande atriz Laura Cardoso

A mostra foi construída de forma não linear – como o próprio percurso da atriz, que fez tudo ao mesmo tempo

Mergulhando no universo desta talentosa artista, que completa 90 anos neste ano, a Ocupação Laura Cardoso conta com uma exposição multimídia que passa pelos mais de 70 anos de carreira da atriz e disponibiliza textos, fotografias, depoimentos de amigos e colegas de trabalho, imagens, vídeos e documentos originais incluindo roteiros e reportagens que exploram as diversas etapas da vida da atriz, além de abordar a marca de sua interpretação, seu poder de adaptação e os obstáculos que teve de superar por ser mulher

Filha de imigrantes portugueses, Laurinda de Jesus Cardoso cresceu no tradicional bairro da Bela Vista, em São Paulo. Nascida em 13 de setembro de 1927, Laura sempre quis ser atriz e dedicou sua vida aos estúdios dos rádios, aos palcos de teatro e aos sets de novelas e de cinema, contabilizando centenas de trabalhos e prêmios.

Olha que lindos ela e o Tarcisio Meira em Se a noite falasse, de 1961

A programação conta ainda com leituras de textos e oficinais de sonoplastia, que relembram a atuação de Laura no rádio. Há também LPs de trilhas sonoras dos folhetins dos quais a atriz participou e uma réplica do cenário da peça “Vereda da Salvação” (1993), feita com o diretor Antunes Filho, que rendeu a ela um segundo Prêmio Shell.

Além do circo, teatro, cinema, rádio, televisão a mostra nos permite conhecer também “outros palcos” da carreira desta carismática atriz…. como por exemplo,  que por muitos anos ela dublou a personagem Betty, do desenho animado “Os Flintstones”

Por todo o espaço há ferramentas de acessibilidade, como áudio-descrição, vídeos com interpretação em libras, roteiros de novelas e outros textos, incluindo tecidos com informações em braile

A Ocupação Laura Cardoso foi realmente muito bem elaborada, parabéns a todos os envolvidos na concepção e realização Aposto que você também vai se surpreender ao conhecer este bom trabalho bem como a versatilidade e o profissionalismo desta talentosa e simpática atriz e claro um exemplo de mulher!!!

Depois de Laura, virão exposições sobre a escritora Conceição Evaristo, a psiquiatra Nise da Silveira, a curadora de artes visuais Aracy Amaral e a cantora Inezita Barroso.

Fontes e imagens: Visita à mostra e divulgação Itaú Cultural

Mostra gratuita – De 23/02/17 à 30/04/17 – terça a sexta 9h às 20h – sábado, domingo e feriado das 11h às 20h

Itaú Cultural: Av. Paulista 149 São Paulo [Estação Brigadeiro do metrô] – Fone (11) 2168-1777

4 Comments

  1. Fui e gostei, está muito legal.

  2. Maria Cristina Nery

    Irei quando estiver em São Paulo, uma otima sugestão!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *