Mistério… ih lá vem mais livros

Eu adoro um mistério, suspense, crimes, tramas elaboradas, personagens fascinantes, finais surpreendentes….

agathafoto

Assim fica impossível não gostar da “Rainha do Crime”  Dame Agatha Christie !!!

Agatha nasceu em Torquay no condado de Devonshire, Inglaterra, no dia 15 de setembro de 1890. Casou-se em 1914, com o Coronel Archibald Christie, um aviador da Força Aérea britânica e com ele, teve sua única filha, Rosalind. Durante a Primeira Guerra, ela trabalhou como farmacêutica o que lhe proporcionou, segundo dizem, grandes conhecimentos sobre medicamentos, poções e venenos os quais seriam utilizados em seus livros.

Seu personagem mais constante, o detetive belga Hercule Poirot, aparece em 33 livros e outro personagem bastante conhecido, que eu adoro, é a curiosa “velhota” Miss Marple, a qual foi inspirada em sua avó.

Agatha Christie ao lado de Sir Arthur Conan Doyle e Edgar Allan Poe destaca-se como uma das maiores referências da literatura policial-mistério de todos os tempos. Diversos livros foram adaptados para o cinema e televisão e dentre suas 19 peças, “A Ratoeira”, de 1951, é a mais popular tendo sido encenada mais de 13 mil vezes na Inglaterra. Seus livros são encontrados em 103 idiomas diferentes e já venderam bilhões de cópias!!!uau

Agatha Christie também escreveu seis romances, porém, para não prejudicar a sua reputação de “Rainha do Crime”, usou o pseudônimo de Mary Westmacott babado-fofinho E mesmo depois de tantos anos suas histórias continuam fascinando a todos e o seu mais famoso livro “E não sobrou nenhum” ou “O caso dos dez negrinhos”, lançado em 1939, virou, recentemente, série da BBC. Pra quem não conhece a história… dez pessoas, muito estranhas, que não se conhecem, são convidadas a ir até uma ilha e lá chegando descobrem que o misterioso, e generoso, anfitrião não se encontra presente. Os dez acabam percebendo que alguém dentre eles pode ser um assassino, quando um a um, começam a morrer com base nos versos de um poema infantil.

agathapoema

Youtube – E não sobrou nenhum (BBC 2015) The group arrive at the island – And Then There Were None: Episode 1 Preview – BBC One

e há notícias de que Ridley Scott e a FOX estejam planejando a refilmagem de “O Assassinato no Expresso Oriente”.  Ela é mesmo imortal !!!

Eu adoro loveAcho que li todos os seus livros… lembro que colecionava os títulos da série A Rainha do crime comprando os livros que “saíam semanalmente nas bancas de jornais” porém acabei me desfazendo da coleção…  shame

todos-os-livrosab

Há várias listas sobre os melhores livros dela e, claro, todas incluem “O Caso dos Dez Negrinhos (1939)” e o “Assassinato no Expresso Oriente (1933)”, os quais são mesmo muito bons… e, embora seja bem difícil escolher, também quis fazer a minha 🙂 inclusive com alguns títulos que não resisti e acabei comprando novamente pois, apesar de marcantes,  já não me lembrava de alguns detalhes …. babado-fofinho  mas calma a lista é curtinha !!!

agathaevansevans

agatharogerroger

agathaacasatortacasatorta

agathaabccrimesabc

agathaconviteconvitepara

agathastylesmisterioso

E vocês curtem um livro de mistério ou suspense? Positivo

 Fontes:

http://www.agathachristie.com/

http://www.cin.ufpe.br/~pmgj/agatha/biografia.html

http://educacao.uol.com.br/biografias/agatha-christie.htm

https://pt.wikipedia.org/wiki/Agatha_Christie

http://www.agathachristie.com/about-christie/family-memories/the-mary-westmacotts

http://www.brasilpost.com.br/jennifer-queen/e-nao-sobrou-nenhum-e-ada_b_9607086.html

http://www.bbc.co.uk/programmes/b06v2v52

http://www.adorocinema.com/noticias/filmes/noticia-104799/

 

 

One Comment

  1. Re,

    Quer dizer que você é apaixonada por mistérios e suspenses? Eu confesso que tenho um pouco de medo..

    Bjs..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *