Mais um livro !!!

Sempre escolho um título “fácil de ler” para encarar as longas horas de voo e O Advogado Rebelde foi o meu companheiro da vez

Eu adoro o autor – John Grisham – já li todos os seus livros e também vi os vários filmes baseados em suas obras (Tempo de Matar, O Cliente, A Firma, O homem que fazia Chover, Esquecer o Natal, Dossiê Pelicano, etc)

Como boa geminiana sou super fã de uma argumentação e nada melhor que uma sala de tribunal para presenciarmos uma boa batalha entre o “bem e o mal”. Neste livro, além das boas e fortes argumentações usadas pelos advogados temos excelentes diálogos e muito da fina ironia, muito bem, utilizada pelo protagonista

O livro gira em torno de um advogado – Sebastian Rudd…. bem Rudd não é aquele típico advogado que trabalha para uma grande firma e usa ternos elegantes de grife. Sarcástico e divertido tem seu próprio estilo, é fã de MMA,  viciado em sinuca e golfe e seu escritório não tem nada de convencional… é uma van superequipada com wi-fi, compartimento secreto para arma e um sortido bar. Partner, que anda fortemente armado,  é seu motorista, amigo, guarda costas e eventualmente baby-sitter

Assim sem associados ou assistentes Sebastian não joga pelas regras gerais e defende a maioria que ninguém quer. Ele não está nem aí para o que os outros pensam e acredita que todos merecem um julgamento justo e para isso faz uso de todos os recursos legais (e alguns ilegais) para provar a possível (as vezes impossível) inocência de seus clientes.

Dividido em seis partes, tendo em cada uma como pano de fundo um caso, o livro flui de maneira rápida e instigante enquanto conhecemos um pouco mais sobre o charmoso e irreverente protagonista que vive uma conturbada relação com sua ex-mulher que faz de tudo para evitar que ele veja seu filho.

Destaco só um pouquinho de dois casos que adorei como a “justiça foi feita” 

Sebastian é pago pelo estado para defender Gardy, um jovem que não se enquadra nos “padrões de bom moço” e foi basicamente condenado no dia em que o prenderam. Ele foi acusado de ter matado cruelmente duas crianças na pequena e provinciana cidade de Milo. O crime, que chocou a cidade, deixou todo mundo em polvorosa querendo sua cabeça a qualquer custo. Policiais acusaram e forjaram as provas e assim seu julgamento não passa de uma formalidade. O promotor público sabe disso, mas não tem escrúpulos e está preocupado somente com sua reeleição no próximo ano.

Um adolescente desmiolado que vendia drogas pela internet, que, para não ser rastreado, invade a rede wireless de seus vizinhos idosos. A SWAT, num grupo de oito homens fortemente armados com mandado de busca e apreensão invade a casa do Sr. e da Sra. Renfro durante a madrugada arrombando, ao mesmo tempo, a porta da entrada e a dos fundos, matam seus cachorros e trocam tiros com Doug Renfro, um veterano de guerra que ouvindo o barulho e os tiros pegou sua arma para se defender, sem fazer ideia que se tratava da polícia…. O resultado desta desastrada ação? Um policial e o senhor Renfro feridos, a Sra. Renfro morta depois de ser atingida no fogo cruzado, e o Sr. Renfro acusado também de lesão corporal (por ter ferido o policial – existe uma lei que impede as pessoas de atirarem em policiais, mesmo quando estes invadem suas casas) e assim temos o cenário perfeito para Sebastian Rudd despejar toda sua fúria contra o sistema.

Bora conferir?

O advogado rebelde é mais uma obra para confirmar John Grisham como um dos maiores nomes do thriller jurídico.

E obrigada Editora Rocco por lançar, desta vez, uma edição em formato “normal” … detesto aqueles “minilivros”

O Advogado Rebelde – John Grisham – tradução de Geni Hirata – 2016 – Editora Rocco, 400 p. |ISBN: 978-85-325-3041-7

 

6 Comments

  1. Mais uma ótima dica, vou ler.

  2. Bom saber!

  3. Maria Cristina Nery

    Assisti todos os filmes que vc citou!!!!

    Irei ler!!!!!

    bjks

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *