MAC USP

Instalado em um complexo arquitetônico criado nos anos 1950, pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o Museu de Arte Contemporânea – MAC  foi criado em 1963, quando a Universidade de São Paulo recebeu o acervo do antigo MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo, formado pelas coleções do casal de mecenas Yolanda Penteado e Ciccillo Matarazzo, pelas coleções de obras adquiridas ou recebidas em doação durante a vigência do mesmo e pelos prêmios das Bienais de São Paulo, até 1961. De posse desse rico acervo composto por obras de Amedeo Modigliani, Pablo Picasso, Joan Miró, Alexander Calder, Wassily Kandinsky, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, Emiliano Di Cavalcanti, Alfredo Volpi, Lygia Clark bem como uma magnífica coleção de arte italiana do começo do século XX, o novo museu passa a atender aos principais objetivos da Universidade: busca do conhecimento e sua disseminação pela sociedade

É considerado um centro de referência de arte moderna e contemporânea, brasileira e internacional, mantendo à disposição de estudantes, especialistas e do público em geral uma biblioteca e um importante arquivo documental.

A Biblioteca do MAC USP – a qual se encontra fechada devido a mudanças de espaço e incorporação de novas doações até o primeiro semestre de 2018 – foi fundada juntamente com o museu. Atualmente disponibiliza mais de 9000 livros sobre artes plásticas, periódicos, slides, catálogos de exposições, pastas de recortes de jornais sobre os artistas do acervo, bem como a Coleção Bibliográfica Histórica que pertenceu ao pintor Paulo Rossi Osir – para a qual o acesso necessita de agendamento prévio, e tem seu horário de atendimento de terça a sexta das 10 às 18hs.

Além do riquíssimo acervo o MAC, que é ligado à Universidade de São Paulo, também mantém intensa atividade na área acadêmica, com um corpo próprio de docentes oferecendo disciplinas optativas de graduação e pós-graduação, além de uma série de cursos, simpósios, congressos e encontros estimulando as discussões no âmbito das artes bem como à temas ligados às áreas de história, teoria e crítica de arte, além de museologia e educação.

O acesso ao Museu é gratuito e você pode fotografar livremente (sem flash é claro!!).  São diversas exposições nos vários andares do museu com espaços para contemplar, consultar, estudar, bem como relaxar apreciando pinturas, esculturas, instalações e gravuras dos mais importantes artistas nacionais e internacionais.

A exposição,  de longa duração, Visões da Arte no Acervo do MAC USP, traz,  dentre suas mais de 160 obras, os famosos trabalhos de Anita Malfatti (A Boba), Amedeo Modigliani  (Autorretrato)  e Tarsila do Amaral (Estrada de Ferro)

A mostra ocupa o 7º andar – com peças da primeira metade do século XX, e o 6º andar – com as obras da segunda metade, assim o visitante tem a oportunidade de percorrer os últimos cento e poucos anos da história da arte, em conjuntos definidos pelas principais escolas e movimentos artísticos do período, dando destaque às suas crises e rupturas (curadoria de Ana Magalhães, Helouise Costa e Carmen Aranha)

Também no 6º andar, até julho de 2018, você pode conferir algumas obras do pintor, desenhista, muralista e professor Samson Flexor  (1907-1971) – considerado um dos introdutores do abstracionismo geométrico no Brasil. A exposição Traçados e Abstrações, com curadoria de Carmen S. G. Aranha, é uma apresentação da produção do artista, enfatizando a abstração geométrica, com obras de 1948 a 1960.

E tem mais… no mezanino você encontra o agradável Vista Café, que dispõe de um espaço agradável para relaxar, tomar um bom café, um lanchinho, papear com as amigas…

Os “PFs”, que variam todos os dias,  facilitam a vida dos apressados e inclui entrada e sobremesa e podem ser  saboreados nos diversos espaços, sempre com uma Vista …

 

VISTA CAFÉ – Telefone: (11) 2648-0254 – de terça a domingo das 10h/18h.

E, é claro, tem ainda a maravilhosa vista, de Sampa, no oitavo andar

 

Imagens: tiradas em visitas ao local

 

2 Comments

  1. Gostei muito desse Post sobre o MAC-USP. Aguardo sua reabertura em 2018

    Parabéns pela matéria!!

    • Obrigada Cris!!! Mas é só a Biblioteca que esta fechada viu? Pode vir que o Museu está aberto e com mil coisas pra ver 🙂 bjkas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *