Filmes de Moda

Main title

Lendo um pouquinho mais sobre a saída do Raf Simons da Maison Dior me lembrei do documentário “Dior and I” de 2014 do diretor Frédéric Tcheng, o qual mostra imagens do backstage do primeiro desfile assinado por ele, em 2012.

Tcheng fazendo uso das palavras do próprio Christian Dior, da década de 1940, para contar a história, deixa evidente que a ansiedade que se passava naqueles tempos, muitas vezes, é a mesma de Raf à época de sua primeira coleção para a Maison.

No filme podemos ver algumas semelhanças entre os dois criadores. Raf, assim como monsieur Dior, também é muito mais para petit comité do que a agitação fashion do grand monde. Discreto e extremamente educado foi o quinto estilista a comandar a marca Dior desde a morte de seu criador em 1957. Conhecido por suas criações minimalistas gerou certo descrédito quando assumiu a direção criativa em 2012, além do que substituía ninguém menos que o controverso John Galliano.

O filme abre espaço também para mostrar o altíssimo nível de profissionalização, dedicação e competência dos profissionais que trabalham com o novo diretor criativo, entre eles as poderosas Florence Chehet e Monique Bailly.

A coleção apresentada é maravilhosa e o local do desfile simplesmente in-crí-vel, vale a pena ver, rever, tornar a ver 🙂

 

Foto1

Um pouquinho de Dior

Christian Dior instigava as mulheres a ousarem, a serem diferentes, propondo o luxo e a feminilidade extrema quando todos previam a simplicidade e o conforto. O tailleur Bar, criado em 1947, um casaquinho de seda bege com a cintura muito bem marcada, ombros naturais e ampla saia preta plissada, que vinha quase até a altura dos tornozelos, tornou-se o símbolo do “new look” **.

** termo criado pela editora de moda, da revista Harper’s Bazaar, americana, Carmel Snow

Foto2

Para conhecer e saber mais:

Monsieur Dior: Once Upon a Time – Natasha Fraser-Cavassoni

Christian Dior Fashion Review – Tom Tierney

“Dior For Ever” –  Catherine Örmen

Documentário “Dior e Eu” (2014), do diretor Frédéric Tcheng – Trailer legendado:

 

Alguns filmes relacionados à moda…

O Diabo veste Prada/ Diana Vreeland: The eye has to travel/ Cinderela em Paris/ Valentino: O último Imperador/ Yves Saint Laurent-Saint Laurent/ Sex in the City: O Filme/ Os delírios de consumo de Becky Bloom/ As patricinhas de Beverly Hills/ O grande Gatsby/ Bonequinha de Luxo/ Coco antes de Chanel/ Uma Garota Irresistível/ Lagerfeld Confidential/ Maria Antonieta/ Anna Karenina/ Direito de Amar/ Pret-a-Porter/ Os homens preferem as loiras/ Blow up/

e claro … Sempre Livros 🙂 Este da Alexandra Farah é bem interessante!

Livro sobre moda 101 Filmes para quem ama moda – ISBN 9788583934868 – Ed. Senai – 2016

Fontes e fotos:

http://www.musee-dior-granville.com/

http://www.dior.com/home/pt_br

http://almanaque.folha.uol.com.br/christiandior.htm

Raf Simons – http://rafsimons.com/

Frédéric Tcheng – http://www.imdb.com/name/nm3088409/

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *