Empório Arte Nata

Na grande parte dos conventos portugueses do século XVIII e início do XIX, era comum encontrar criação de galinhas nos quintais como fonte de alimento aos moradores destes lugares, embora dos ovos somente a clara fosse utilizada – para engomar a roupa!

Com a chegada, em grande escala, do açúcar vindo das colônias portuguesas e a extinção das Ordens Religiosas, as freiras e monges, dos conventos, passaram a buscar alternativas para seu sustento e começaram a produzir diversos doces utilizando as gemas dos ovos, que eram descartadas até então, e comercializando-os na região de Belém… daí o nome doces conventuais!!!

Como o champanhe só podemos dizer pastel de Belém se ele for feito na confeitaria Fábrica dos Pasteis de Belem , (desde 1837) que fica próxima à Torre de Belém lá em Portugal, os quais são feitos seguindo uma secreta e antiga receita do Mosteiro dos Jerónimos!

Assim por aqui, e mesmo outros lugares de Portugal, usamos o nome de Pastel de Nata. E lá como cá todos somos fãs deste e dos demais doces conventuais

A portuguesa Maria Fernanda Silva, mestre na arte destes doces conventuais, com a ajuda de sua filha Susana, abriram o Empório Arte Nata, com os produtos que fabricam diariamente na fábrica própria, na zona norte, e, assim você encontra sempre tudo fresquinho por lá.

O Empório Arte Nata é uma simpática cafeteria, quase na esquina da avenida Paulista, que oferece os famosos doces bem como outras iguarias da cozinha portuguesa, como o pastel de bacalhau – que é feito com a mesma massa folhada da versão doce, só que com mais camadas!

E de salgados você conta também com empadas que desmancham na boca, bolos do caco (pães de trigo típicos da Ilha da Madeira), papo seco – bem fofinho e um dos pães mais populares de Portugal, folhados de carne, e o delicioso sandes de presunto curado.

E os doces?

Ah tem de tudo… toucinho do céu, pudim de claras, bolo de mel, guardanapo de malveira, queijada portuguesa, fofo de belas, dentre outros

Eu gosto bastante do Fofo de Belas que parece uma mistura de sonho com bem casados

E claro têm os pasteizinhos de nata ô Pá!!!

E vale acompanhar com um café, um cappuccino, chocolate, chá, ou mesmo uma tacinha de vinho do Porto

Todos os doces têm o nível de açúcar equilibrado…. para que você não fique com (muito) peso na consciência e possa provar vários de uma vez!

No Empório há ainda eventos como o de harmonização de cafés com doces portugueses e de degustação de vinhos. Eles dispõem também de uma sala reservada, com capacidade para até 12 pessoas e equipamento de videoconferência, para reuniões, com café e comidinhas se desejar!!

O Empório Arte Nata, além de fornecer essas gostosuras para diversos restaurantes famosos atendem também a TAP e o Consulado Português!!!

Empório Arte Nata  

Frei Caneca, 1.380 (Estação Consolação do metro) /Tel. 3263-0803 / Seg. a sex.: das 8h às 20h

Imagens: divulgação e tiradas em visitas ao local

6 Comments

  1. Excelente e deliciosa dica!!!!

  2. Hmmm vou visitar!

  3. Já fui lá e amei. Lugar sossegado, apesar de tão próximo da Paulista. O atendimento também foi ótimo. Até me indicaram com que harmonizar o vinho do Porto. Mas o melhor de tudo, para mim, é a Sandra de presunto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *