Artigos de couro, como higienizar?!

Apesar das roupas de couro nunca saírem de moda… todo ano elas saem do armário   Além de versáteis e nos protegerem do frio, elas valorizam qualquer look!

Porém, mesmo o couro sendo bastante resistente, é necessário tomar alguns cuidados para sua conservação e manutenção!

Nem todo couro é igual, pois varia de acordo com o processo de produção de cada fabricante, assim procure não retirar a etiqueta que contém as instruções para manutenção da peça, pois elas vão te auxiliar na hora da higienização. Os produtos sintéticos, com aparência e textura bem próximas ao couro natural, também necessitam de cuidados de conservação e limpeza para durarem mais e não desbotarem.

Encontrei várias dicas sobre cuidados para manutenção e conservação e comento aqui as “unanimidades”

Para uma limpeza geral da parte externa (poeira, poluição, sujeirinhas leves), de jaquetas, nada melhor que um paninho branco e macio umedecido com água.

O ideal é não molhar suas peças de couro… mas se molhou, assim que possível, seque-as bem com um pano limpo e macio e escove as de nobuck ou camurça, deixando em local ventilado, e só após guarde-as ok? Hidrata-las antes disto é melhor ainda!

Sim o couro também precisa ser hidratado – para evitar ressecamento e rachaduras! Primeiro certifique-se que a peça está limpa e seca e então umedeça um pano macio, e bem limpo, com óleo de amêndoa doce, vaselina ou glicerina líquida e passe suavemente nas peças deixando agir por uns dez minutos. Em seguida passe um pano limpo e seco – para retirar o excesso e pronto; casacos, bolsas, botas ou quaisquer artigos de couro limpos e sem aquele cheiro de guardado ou mofo!

Hidratante corporal (branco) também é uma dica bastante “recomendada”

Apesar das dicas “alternativas” serem amplamente divulgadas sem reclamações, se preferir, a utilização de hidratante especial para couro também é uma boa pedida pois, estes produtos, apresentam, em sua composição química, elementos que vão auxiliar, também, a remover o suor das partes internas. Se as peças estiverem muito sujas e com manchas é bem melhor levá-las a uma lavanderia profissional, pois as técnicas de lavagem e os produtos utilizados, por eles, garantem a remoção da sujeira e a hidratação do couro por completo. A impermeabilização das jaquetas de couro são também uma boa solução, embora cara, para você evitar de ter que fazer essa manutenção.

Vinho ou café podem causar manchas permanentes, assim tome cuidado em deixar suas peças de couro bem longe deles

Para limpar as bolsas de couro utilize, com cuidado, uma escovinha (pode ser de dentes mesmo) para remover sujeiras incrustradas, depois um pano bem macio e umedecido com água, limpando com movimentos suaves e, claro, sempre deixe secar, naturalmente, em local arejado. É sempre bom também deixar as “ferragens” das bolsas sempre limpas evitando assim que eventual ferrugem “contamine” as mesmas!

Para secar calçados de couro molhados, utilize o jornal – é um ótimo absorvente! Coloque algumas folhas dentro dos sapatos e pressione levemente para retirar o excesso de água, depois repita o processo pelo menos duas vezes, isto também evita que eles fiquem com cheiro ruim.

Quando estiverem bem secos procure hidratá-los e, se não tiver nenhum “hidratante” por perto, por mais inusitado que possa parecer, dizem que a casca de banana pode ser de uma grande ajuda… graças ao óleo de potássio presente nela   assim é só esfregar a parte interna da casca na superfície dos sapatos… mas será que não fica um cheirinho de banana nos calçados? Se você quiser testar conte como ficou ok?

Um cuidado importante para os sapatos de couro – evitando que amassem e percam o formato ao longo do tempo, é fazer uso de um molde na hora de guardar seus melhores pares. Invista naqueles de madeira, preferencialmente de cedro virgem, que absorvem melhor a umidade e o odor.  Outra dica, deixe que seus sapatos ou botas de couro “respirem” por no mínimo 12 horas antes de usá-los novamente

Para os artigos de couro acamurçados (muito mais sensíveis), caso não queira utilizar o spray impermeabilizante (já usei em vários calçados e ajuda bem viu!), para melhorar a aparência e remover sujeiras superficiais a dica é escovar suavemente o calçado sempre na mesma direção – as jaquetas de um lado para cima e do outro para baixo.

No caso de peças claras você pode usar uma borracha branca, dessas de escola mesmo, pois ajuda a “apagar” ou pelo menos atenuar as manchas!

E se molhou os sapatos de camurça procure secá-los bem o mais breve possível – a dica do jornal ajuda ok? Depois de secos escove-os bem para voltar ao aspecto de “novinho em folha”. Esses são os materiais que mais absorvem a sujeira, assim cuidado dobrado neles! As escovas próprias para camurça ajudam a limpar melhor, pois tem cerdas específicas para não agredir as peças deste material.

Lembre-se, antes de qualquer procedimento, de limpar ou escovar bem suas peças!

Você encontra os produtos para higienização de artigos de couro em mercados, sapatarias e também em redes de lojas de calçados e bolsas – Arezzo, Luz da Lua e Santa Lola, por exemplo.

Se as manchas de mofo forem pequenas e mais superficiais saem passando um pano úmido, porém se forem muito grandes é preciso algo mais!

Passe primeiro um pano macio, limpo e seco por toda a peça e, em seguida, esfregue delicadamente com um pano limpo umedecido em uma mistura de água com vinagre de maçã (uma parte de vinagre para duas de água) é unanimidade para remover o mofo!!! Depois deixe a secar à sombra, em local ventilado, por algumas horas, e depois de seco, hidratar para um melhor resultado final

É importante também tomar cuidado ao guardar suas peças de couro! Dê preferência para pendurar as peças de couro em armários sem incidência de luz. Ao guardar camisas e jaquetas é sempre bom fazer uso de cabides – para casacos utilize aqueles “de ombros largos”, pois evitam marcas e amassados.

Procure não dobrar as roupas de couro e não as envolva em sacos plásticos, pois impedem que as peças “respirem” podendo causar mofo – utilize sacos feitos de TNT ou mesmo um pano fino, tipo lençol. As peças, que por falta de espaço, não puderem ficar penduradas, podem ser dobradas pelo avesso para serem guardadas, mas não as deixe na mesma posição por muito tempo para evitar a formação de vincos ou rachaduras.

A cada 4 meses é sempre bom colocar as peças para arejar em locais ventilados e, claro, na sombra, desta forma, elas ficarão macias, flexíveis e protegidas e com certeza durarão por muito mais tempo!

E caso você tenha alguma…compartilhe!!

Fontes: http://www.removermanchas.net/limpeza-de-casaco-de-couro/ https://viagempedia.com.br/aprenda-como-limpar-mofo-de-jaqueta-de-couro.html

Unilever Cleanipedia – https://www.cleanipedia.com/br/cuidados-com-couro#0hMl2LTqdYu62Ro1.97

http://www.wikihow.com/Clean-a-Suede-Jacket

http://www.wikihow.com/Clean-a-Leather-Jacket

Imagens: divulgação, Pinterest

5 Comments

  1. Ótimas dicas, como sempre!

  2. Sempre agregando!!
    Adorei a dica!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *